top of page

24 a 28/08: V Colóquio Nacional Mulheres na Filosofia da UFS


V COLÓQUIO NACIONAL DE MULHERES NA FILOSOFIA DA UFS


CHAMADA DE RESUMOS


É com grande alegria que anunciamos a realização do V Colóquio Nacional Mulheres na Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento reúne pesquisadoras, estudantes, professoras e demais interessadas na reflexão filosófica produzida por mulheres, bem como em debates que envolvem gênero e suas interfaces com a Filosofia.

Desde sua primeira edição, o Colóquio tem se consolidado como um espaço de encontro, diálogo e divulgação de pesquisas dedicadas às contribuições das mulheres para a história da filosofia e para a produção contemporânea do conhecimento filosófico. Nosso objetivo é promover a visibilidade das filósofas, ampliar a participação das mulheres e pessoas não-binárias na área e fortalecer debates que contribuam para uma filosofia plural, crítica e inclusiva.


Convidamos a comunidade acadêmica a submeter propostas de comunicação voltadas ao trabalho de mulheres filósofas ou a temáticas filosóficas relacionadas às questões de gênero e suas múltiplas interseções.


Esta edição do Colóquio presta homenagem a Beatriz do Nascimento (1942–1995), filósofa, historiadora e poeta aracajuana, cujo pensamento inaugura uma perspectiva negra e feminina singular na intelectualidade brasileira.


Datas Importantes


● Submissão de resumos até 12 de julho;

● Divulgação dos trabalhos aprovados até 24 de julho;

● Realização do evento: 24 a 28 de agosto


Eixos Temáticos


● Mulheres dentro e fora do cânone filosófico;

● Pensadoras brasileiras e latino-americanas;

● Gênero e poder: questões de interseccionalidade;

● Imagens femininas na história da filosofia;

● Trabalhos de graduandas, pós-graduandas e pesquisadoras sobre temas clássicos.


Regras para Submissão


Os resumos deverão conter entre 200 e 500 palavras e ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: vcoloquionacionalmulheresnafil@gmail.com


Esperamos contar com a participação de pesquisadoras, estudantes e demais interessadas e interessados de diferentes instituições para construirmos, juntas, mais uma edição deste importante espaço de reflexão, troca de experiências e fortalecimento da presença das mulheres na Filosofia.


Convidadxs já confirmados


Carolina Araújo (UFRJ)

Luisa Buarque (PUC-Rio)

Juliana Aggio (UFBA)

Gislene dos Santos Vale (UFBA)

Ana Flaksman (Unirio)

Francisco González (University of Ottawa)


Local de realização

Auditório da Adufs, Campus São Cristóvão - UFS


Apoio


CAFILL

DFL-UFS

PPGF-UFS

Adufs


Informações e Contato

Instagram: @cmf.ufs

 
 
 

Comentários


Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

Quer receber as nossas notícias? Deixe aqui o seu e-mail:

  • facebook
  • twitter

©2024 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas

bottom of page