top of page

A consciência estendida: contrapondo o enativismo de Alva Noë à tese da consciência intracraniana defendida por David Chalmers.


A Consciência Estendida de Jessica Vergara é resultado da sua pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGFIL da UFRGS e vencedora do prêmio ANPOF 2020. Nele, a autora contrapõe a tese de David Chalmers de que as características fenomenológicas da consciência são supervenientes aos estados cerebrais à tese oposta de Alva Noë de que essas características são supervenientes a estados e processos que vão além do cérebro.


Para Noë, a consciência e a mente se estendem até o ambiente. A autora conclui que a tese de Noë é teoricamente mais vantajosa por ser fenomenalmente mais apta, isto é, faz mais justiça à fenomenologia da nossa experiência, e por ser mais compatível com uma metafísica naturalista. Trata-se de um texto de fôlego, em que a autora demonstra domínio minucioso e exemplar das teses e temas discutidos, fecunda, na medida em que aprofunda a compreensão das posições discutidas, e original, pois a autora se posiciona criticamente em relação ao debate investigado.


A obra pode ser conferida por meio

do link: https://www.editorafi.org/ebook/a084-consciencia-estendida

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page