top of page

Ciclo Lisístrata: Entrevista com Adriane Duarte

No ar a segunda entrevista do Ciclo Lisístrata com Adriane Duarte




Adriane Duarte, a segunda entrevistada do ‘Ciclo Lisístrata’, é Professora Associada de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É coordenadora do Grupo de Pesquisa 'Estudos sobre o teatro antigo'. Publicou livros e artigos sobre o teatro de Aristófanes e traduziu três de suas comédias.

O ‘Ciclo Lisístrata’ é composto de três entrevistas com tradutoras da Lisístrata de Aristófanes para o português, precedidas de uma breve contextualização da peça cômica e das questões envolvidas em sua recepção.


Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra), Adriane Duarte (USP) e Ana Maria César Pompeu (UCE) traduziram Lisístrata para o português de Portugal e do Brasil e produziram comentários, notas, artigos e introduções à obra. As três entrevistas que compõem o Ciclo são conversas a respeito de seus trajetos profissionais, de suas visões sobre a obra aristofânica e de suas opções e métodos de tradução.


Luisa Buarque, organizadora do ‘Ciclo Lisístrata’, é professora de Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Tem pesquisado e publicado artigos a respeito da literatura platônica e de suas relações com a comédia aristofânica.







71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Retificação do edital do Prêmio Filósofa 2024

A comissão organizadora do Prêmio Filósofa anuncia que o art. 8 do edital do Prêmio Filósofa 2024 foi retificado para: Art. 8 - Art. 8 - Os programas indicarão 2 duas/dois professoras/es, membros do p

Comments


bottom of page