Ciclo Lisístrata: Entrevista com Adriane Duarte

No ar a segunda entrevista do Ciclo Lisístrata com Adriane Duarte




Adriane Duarte, a segunda entrevistada do ‘Ciclo Lisístrata’, é Professora Associada de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É coordenadora do Grupo de Pesquisa 'Estudos sobre o teatro antigo'. Publicou livros e artigos sobre o teatro de Aristófanes e traduziu três de suas comédias.

O ‘Ciclo Lisístrata’ é composto de três entrevistas com tradutoras da Lisístrata de Aristófanes para o português, precedidas de uma breve contextualização da peça cômica e das questões envolvidas em sua recepção.


Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra), Adriane Duarte (USP) e Ana Maria César Pompeu (UCE) traduziram Lisístrata para o português de Portugal e do Brasil e produziram comentários, notas, artigos e introduções à obra. As três entrevistas que compõem o Ciclo são conversas a respeito de seus trajetos profissionais, de suas visões sobre a obra aristofânica e de suas opções e métodos de tradução.


Luisa Buarque, organizadora do ‘Ciclo Lisístrata’, é professora de Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Tem pesquisado e publicado artigos a respeito da literatura platônica e de suas relações com a comédia aristofânica.






#redebrasileirademulheresfilosofas

#filosofasorg

#filosofasbrasil

#ciclolisistrata

#adrianeduarte


53 visualizações