top of page

Curso: Mulheres e a Reprodução Social da Vida

Ementa Geral

O presente curso tem por objetivo discutir reprodução social, considerando os temas: cuidados, o trabalho domestico remunerado e não remunerado e a maternidade, enfatizando que tais dimensoes são parte da reprodução da vida, simbólica e material, quer em plano molar e molecular, Destaca-se o lugar de gênero em suas articulações com classe e raça/etnicidade, historicamente, questionando que aqueles temas estariam convencionalmente circunscritos à família, ao privado, ordenados por interesses patriarcais e modelados por ideologia universalizante, assim tidas aquelas dimensões como próprias da esfera naturalizada do não valor, ou ‘trabalho de mulher’.


No curso enfatizam-se novas propostas, abordagens contemporâneas em distintos gêneros de conhecimento, acessando em especial autoras mulheres. Explora-se gênero acadêmico (e.g. autores da sociologia e antropologia); literário; e de ativismos. Intenta-se ilustrar mudanças epistemológicas e politico culturais sobre tais temas, como seu crescente enquadramento em criticas a modelos de desenvolvimento quer da direita quer da esquerda, avançando debates sobre os comuns e coletivismo, considerando o valor da mulher como produtora da vida (material e espiritual), em especial as racializadas e em subalternidades. Avança-se parara os debates se houve e/ou haverá a possibilidade de perspectivas matriarcais como formas de resistência.


O curso se estrutura em quatro blocos: (1) reprodução social e cuidados- debates teóricos atuais (2) O trabalho doméstico remunerado e não remunerado- a critica a teoria do valor e aportes decoloniais- e,g, Vergès e Castro ; (3)debates sobre matriarcado e sentidos da maternidade- potência ou subordinação patriarcalizada? ( revisitando Ifi Amadiume, Oyeronke Oyèwùmí e Erella Shadmi).


Recorre-se a distintos gêneros de conhecimento, com ênfase na relação sociologia e literatura e abordagens de distintas correntes feministas assim como algumas autoras afro diaspóricas e africanas .




16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page