Dossiê Filósofas no Nordeste


O presente dossiê é dedicado a artigos de filósofas atuantes na região Nordeste. Ele apresenta um painel das diferentes áreas de pesquisa destas filósofas, visando divulgar e valorizar a diversidade da sua produção acadêmica. Nos últimos anos vimos a discussão sobre a presença e visibilidade das mulheres ganhar destaque no cenário filosófico brasileiro. Esse fato não é anódino. Ele é o resultado de uma mudança sem volta para os cursos e programas de pós-graduação em Filosofia brasileiros.


O artigo pioneiro de Carolina Araújo revelou a baixa porcentagem de mulheres nos programas de Pós-graduação em Filosofia no Brasil2, e, em estudo mais recente, Araújo mostra o cenário desigual entre homens e mulheres nos diversos níveis da vida acadêmica filosófica3. Se a presença das mulheres continua minoritária nos cursos de Filosofia brasileiros, este também é o caso de grande parte das universidades do Nordeste.


Assim, se questões relativas à presença e atuação das mulheres no cenário filosófico devem continuar sendo debatidas, também é preciso desenvolver ações que coloquem em relevo as pesquisas destas filósofas. A filosofia produzida por mulheres foi em grande parte negligenciada no decorrer da história, motivo pelo qual hoje é imprescindível reescrever essa história incluindo essas vozes silenciadas, mas também estimular a presença e produção acadêmica de filósofas.


Recentemente várias publicações que contribuem para uma modificação desse cenário vêm sendo feitas, às quais esta iniciativa se reúne. O presente dossiê é composto por quatorze artigos que tratam de diferentes temas, filósofos, filósofas e períodos da filosofia, de pesquisadoras atuantes em 11 universidades do Nordeste.


Editoras: Profa. Dra. Roberta Miquelanti (UFBA) e Profa. Dra. Loraine Oliveira (UFPE)


Link para acesso e mais informações:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/issue/view/3227?fbclid=IwAR1uM2mjWO2mSTzr_7q9yKfUHbvW9G6UKS_LXt18cCVsJF1xYab4iGiQ9lk

50 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ban Zhao