Epistemologias feministas, Gênero, Filosofia e Diversidade.

Na próxima terça-feira, dia 8 de Setembro, a Profª Drª Graziela Rinaldi da Rosa irá ministrar no Curso Livre uma aula sobre Epistemologias feministas, Gênero, Filosofia e Diversidade.

O Curso Livre "Gênero e Diversidade sexual: teorias e aplicações interdisciplinares" iniciou em julho de 2020, e está sendo organizado por integrantes do Núcleo de Estudos D'Gênerus, coordenado pela professora Dra Márcia Alves-UFPEL.


No próximo encontro será apresentado o percurso que a pesquisadora feminista realizou para trabalhar a temática de Gênero na Filosofia, além de problematizar alguns preconceitos de gênero sofrido pelas mulheres na Filosofia. O Curso propõe-se em introduzir o pensamento feminista de pensadoras que tem contribuído para se pensar a Filosofia feminista, numa perspectiva Latino-Americana.


Falar de Gênero e Feminismos numa perspectiva Latino-Americana, implica uma desconstrução do pensamento. Aprendemos de forma eurocêntrica e cis-androcêntrica a criar nossas epistemologias e metodologias. Os estudos de gênero tem contribuído, dentre outras coisas, para reconhecermos a diversidade e anunciarmos outras concepções de mundo, que são mais plurais. Os diferentes feminismos tem denunciado desigualdades e contribuído para pensarmos outros temas, além de olharmos para o que as mulheres disseram e escreveram. Mas, o que estamos fazendo com isso tudo? Reinventamos teorias que, ainda demoram para chegar nas salas de aulas, e quando chegam, poucas são autênticas, contextualizadas e significativas.


Assim, esse curso, se propõe, a problematizar tais questões, à luz de algumas epistemologias feministas da América Latina, e motivada por estudos de Gênero e feministas na Filosofia, que ajudam a refletir sobre os processos de descolonizar, despatriarcalizar, interceccionalizar e (re) conhecer outr@s fontes do pensamento.


Esgotaram-se as inscrições. A aula será gravada e compartilhada.



190 visualizações

Quer divulgar uma notícia sobre mulheres e filosofia? Escreva para noticias.filosofas@gmail.com

Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

©2019 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas