top of page

GT Raça, Gênero e Classe da ANPOF



No dia 24 de abril, quarta-feira, às 18h30, acontece o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe ao vivo no canal da Anpof no YouTube. Coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Longo (UFES), o novo Grupo de Trabalho da Anpof se propõe a refletir sobre questões que interseccionam as categorias de raça, gênero e classe. A proposta central de suas pesquisas é compreender as opressões raça, gênero e classe em sua retroalimentação, pois, segundo as integrantes, suas relações se sustentam de forma simbiótica: "uma não sobrevive sem as demais, e se as estudamos de maneira separada o fazemos apenas para fins de análise. Em outros termos, entendemos que estas e outras opressões são produzidas e reproduzidas constantemente, segundo múltiplas relações hierárquicas constituintes do modo de produção capitalista, com vistas ao lucro de uma minoria pela exploração de uma maioria. Essa lógica opera a partir de inferiorizações e desumanizações no que diz respeito à raça e seu viés colonial, submetendo enormes contingentes populacionais à divisão racial do trabalho, do espaço, do imaginário, entre outras, ao gênero e seu viés heteronormativo, subjugando as mulheres à divisão sexual do trabalho dentre outros mecanismos de opressão, e à classe e seu viés de subalternização a partir da usurpação dos frutos de diferentes trabalhos humanos, a cada novo ciclo de produção capitalista".


A roda de conversa que marca o lançamento desse novo GT da Anpof contará com a participação de seu núcleo de sustentação, representado pela coordenadora, Dra. Maria Cristina Longo (UFES), e pelas/os integrantes: Dra. Solange Costa (UESPI), Dra. Silvana de Souza Ramos (USP), Dra. Carla Rodrigues (UFRJ), Dnda. Simone Borges (UFBA), Dra. Juliana Aggio (UFBA), Ma. Letícia Santos (UFRN), Mndo. Diogo Francisco de Oliveira (USP), Dra. Cristiane Marinho (UECE), Dra. Cassiana Stephan (UFRJ), Dra. Polyana Tidre (UFPR).


Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no GT já para o XX Encontro Anpof, este ano, em Recife!


Acompanhe ao vivo no link abaixo:

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Retificação do edital do Prêmio Filósofa 2024

A comissão organizadora do Prêmio Filósofa anuncia que o art. 8 do edital do Prêmio Filósofa 2024 foi retificado para: Art. 8 - Art. 8 - Os programas indicarão 2 duas/dois professoras/es, membros do p

Comments


bottom of page