top of page

História do patriarcado no Brasil é tema de disciplina da Escola As Pensadoras

Existe uma variedade de termos e temas ligados ao feminismo, entre eles está o patriarcado, que em poucas palavras quer dizer um sistema social que favorece os homens. A cultura, estrutura e relações são sempre melhores para os homens, deixando as mulheres em um lugar desvantajoso, com poucos direitos e sendo submetida à violências por causa do seu gênero.


Para entender e explicar mais sobre esse sistema desigual no nosso país, a Escola As Pensadoras (@aspensadorasoficial) oferta no próximo mês o curso A Formação Patriarcal do Brasil, que será ministrado pela professora e doutora Ana Prestes. Segundo a professora, não se sabe quando o vocábulo patriarcado começou a ser utilizado, mas há registros da palavra no código Hamurabi, da antiga Mesopotâmia, do século 18 antes de Cristo: “(nessa época) Já usava o termo e designava a necessidade de controle das mulheres em uma sociedade patriarcal”.


Ana é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil, e inclusive, é autora e organizadora do livro 100 Anos da Luta das Mulheres pelo Voto - Argentina, Brasil, Uruguai, do Instituto E Se Fosse Você?, publicado em 2021. Em suas aulas, Prestes trará um panorama histórico de como foi formado o sistema patriarcal brasileiro, começando pelo período de colonização do Brasil, quem eram as mulheres dessa época? Como eram tratadas? . E indo até os dias de hoje, em que será que podemos afirmar que é o século das mulheres?


O curso tem carga horária de 20h, é totalmente online e será transmitido pela plataforma Google Meet. O valor da capacitação é de R$ 135,00 para profissionais e R$85,00 para estudantes, associadas da Escola As Pensadoras (@aspensadorasoficial) podem fazer o curso gratuitamente. Serão seis dias de aula que acontecerão às sextas-feiras e sábados do mês de março, a partir do dia 10. Todas as participantes receberão certificado. As aulas serão mediadas por Rita Machado, professora, doutora e idealizadora e coordenadora geral da Escola As Pensadoras (@aspensadorasoficial) .


No link a seguir é possível fazer a inscrição e conferir toda a ementa do curso: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/a-formacao-patriarcal-do-brasil

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page