top of page

I Colóquio Émilie: Filosofia, Contexto, Tradução

Atualizado: 19 de mai. de 2023


O Departamento de Filosofia da UFSM acolherá, entre os dias 03 e 07 de julho, o I Colóquio Émilie: Filosofia, Contexto, Tradução.


O evento, presencial, é uma iniciativa do Grupo Émilie, do qual participam acadêmicos de diversas regiões do Brasil, e apoio do Centro alemão History of Women Philosopher and Scientists.


A programação do primeiro CE terá sete conferências, uma Escola de Tradução (de grego, latim, francês e inglês), e uma mesa de encerramento com os integrantes do Grupo.


Valorizar a tradução como método de e para a reflexão histórico-filosófica é um objetivo geral do Grupo, já reconhecido (na pessoa de sua coordenadora, a Prof.ª Mitieli Seixas) pela qualidade e pertinência de seu trabalho de tradução das Institutions de Physique, da filósofa e matemática Émilie du Châtelet (1706-1749).


Mais especificamente, a tradução deste livro escandalosamente obliterada pelas cristalizações históricas canônicas visa publicizar, em nossa língua, um trabalho cuja leitura e estudo atentos impactará a formação das novas gerações de filósofas e filósofos lusófonos interessados em história das ideias.


Os formulários de inscrição estão disponíveis através dos QR codes fixados nos cards abaixo. Mas voc











74 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page