Lançamento do dossiê Filósofas

Caras filósofas,


Como disse belamente Yara Frateschi “eis o já histórico Dossiê Filósofas, com mais de quinhentas páginas escritas por mãos brasileiras, majoritariamente por mulheres. Há poucos anos atrás esse dossiê não seria possível, tornou-se porque as mulheres da área de filosofia se organizaram localmente e se uniram nacionalmente para combater a desigualdade de gênero absurda que faz com que 73% da comunidade filosófica seja de homens, com evasão enorme de mulheres ao longo da carreira. Além de estar lindo, com textos de e sobre filósofas - que sempre existiram, mas não tiveram o direito de entrar para o cânone -, esse dossiê é também uma ação política. Estamos disputando um espaço de poder e queremos entrar nele com outras práticas e valores; queremos recontar a história da filosofia trazendo para o centro quem esteve às margens; queremos que a filosofia deixe de der um território quase que exclusivamente masculino e branco e, sobretudo, combater a evasão das nossas alunas. Espero que quando os obstáculos para a sua permanência parecerem insuperáveis, elas peguem esse dossiê nas mãos e digam: eu posso ser uma filósofa”.

Eis o link do já histórico dossiê "Filósofas": http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/issue/view/199. Aproveito para sugerir que se estimule a leitura dos artigos antes do Colóquio para qualificar ainda mais o debate.

Aproveito também para lembrar que as inscrições para o "Colóquio Filósofas" estão abertas até quarta-feira, dia 25, quando começará o colóquio. Todas as palestras terão transmissão pelo Youtube, no canal da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, onde será possível participar pelo chat. Segue o link do Colóquio. https://www.filosofas.org/coloquio

Forte abraço e vida longa para as filósofas! Brindemos nesta quarta.

Juliana Aggio


365 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quer divulgar uma notícia sobre mulheres e filosofia? Escreva para noticias.filosofas@gmail.com

Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

©2019 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas