Sor Juana Inés de la Cruz, figura emblemática da poesia e da filosofia mexicana, é nossa filósofa do mês de junho e tema de nossa live de amanhã:
https://www.youtube.com/watch?v=ZK8cqcY96zw
Nesta conversa, trataremos de aspectos de sua obra a partir de um recorte da hermenêutica feminista, tanto em sua Carta Atenagórica quanto na obra El Divino Narciso.
Nossas convidadas Edla Eggert e Diana Marcela Rodríguez Clavijo, analisam alguns aspectos gerais da obra de Sor Juana e de seu contexto, assim como recursos literários e linguísticos característicos e traços de gênero de personagens da obra, e finalmente, algumas críticas ou desafios à religião colocados por Sor Juana em seu trabalho.
Diana Marcela Rodríguez Clavijo (Colômbia) é Doutora em Comunicação e Mestre em Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidad de Valencia (Espanha), Mestre em Investigação Social Interdisciplinar pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia) e Licenciada em Psicologia e Pedagogia pela Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia). Atualmente cursa Pós-Doutorado em Educação na PUCRS. Suas principais linhas de trabalho são: Educação, cidadania e paz; Comunicação e gênero; Comunicação e memória; e, Linguagem e representação sócio-cultural.
Edla Eggert - Doutora em Teologia Feminista pela EST, pós-doutora pela UAM - Xochimilco, no Programa Estudios de La Mujer. Professora na Escola de Humanidades da PUCRS. Pesquisadora do CNPq. Pesquisa os temas da Educação e Teologia no campo dos feminismos latinoamericanos e populares, arte popular e artesanato. E mais recentemente aguça suas leituras para compreender alguns textos publicados por mulheres atrevidas em tempos e lugares distintos, em que a dignidade das mulheres está posta como condição de vida.
Participam também desta conversa as integrantes do Projeto Uma Filósofa por Mês, Ilze Zirbel e Camila Kulkamp, autora dos materiais sobre Sor Juana disponíveis em nosso blog:
https://germinablog.wordpress.com/sor-juana-ines-de-la-cruz/
Comments