O Projeto Uma Filósofa por Mês chama para uma conversa sobre filosofia, educação e política em Nísia Floresta.
O centro do debate é a obra Opúsculo Humanitário, publicada em 1853, fundamental para a compreensão do pensamento pedagógico de Nísia Floresta.
Trata-se de pensar aí em sua proposta de educação como projeto político, sobretudo desde a perspectiva das mulheres e para a sua consituição como cidadãs do nosso país, cuja emancipação exige abandonar o lugar de sujeição doméstica em todos os seus aspectos, e reivindicar para isso uma reforma do sistema educacional que seja voltada à inclusão da instrução e do aperfeiçoamento das faculdades morais das mulheres.
Que tais temáticas incidam ainda hoje sobre nossa educação brasileira não parece constituir uma mera coincidência.
Participam dessa conversa:
Maurício Rasia Cossio, doutorando do PPGFIL/UFSC, integrante do Projeto Uma Filósofa por Mês vinculado ao Grupo Germina (Grupo de estudos em reflexão moral interdisciplinar e narratividade), professor de Filosofia na EEB Prof. Aníbal Nunes Pires, guitarrista de punk rock e filho da dona Jaqueline.
Vinicius Arion, doutorando do PPGFIL/UFSC, integrante do Projeto Uma Filósofa por Mês vinculado ao Grupo Germina (Grupo de estudos em reflexão moral interdisciplinar e narratividade) e professor de Filosofia da rede púbica estadual de Santa Catarina, na EEB Prof. Aníbal Nunes Pires.
E Janyne Sattler, professora do Departamento e do PPGFIL da UFSC, e coordenadora do Projeto Uma Filósofa por Mês.
Amanhâ, dia 22 de outubro às 18h30 no canal do Projeto:
Comments