Novo verbete - Feminicídio



Feminicídio é o assassinado intencional de mulheres e meninas por causa do seu gênero. Os dados alarmantes contrastam com o quão recente é a conquista jurídica pela qualificação de tais homicídios como crimes hediondos. Entenda o que é e conheça a história, ao redor do mundo, das lutas que levaram ao reconhecimento institucional do crime símbolo da opressão de gênero no mundo no verbete Feminicídio, o crime de ódio contra as mulheres, escrito por Maria Clara Dias e Suane Felippe Soares para o Blog Mulheres na Filosofia. Leia o verbete aqui e assista à entrevista com as autoras do verbete aqui.


Maria Clara Dias é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde integra o departamento de Filosofia e o programa interinstitucional e interdisciplinar de pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

Suane Felippe Soares tem doutorado pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva PPGBIOS -UFRJ/UFF/UERJ/FIOCRUZ e é atualmente é doutoranda no programa de Pós-Graduação em História Social PPGHIS-UFRJ.

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quer divulgar uma notícia sobre mulheres e filosofia? Escreva para noticias.filosofas@gmail.com

Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

©2019 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas