Prêmio Filósofas 2022 Mestrado: Menção Honrosa para Cleópatra Citron

A dissertação “Entre mistérios e filosofia: os sentidos da presença dos rituais coribânticos nos diálogos de Platão”, de Cleópatra Steffane Melisinas Citron, orientada pelo Prof. Dr. Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná, acaba de receber a Menção Honrosa da Categoria Mestrado do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico 2020.


"O texto apresenta uma reflexão aprofundada e bem sistematizada sobre a própria natureza do discurso filosófico, justamente através da análise das “áreas de contato” deste discurso com elementos de natureza não-discursiva. A autora se depara com o caso específico da presença de menções aos rituais coribânticos na filosofia platônica, analisando todos os casos em que Platão menciona tais práticas e indagando-se por que ele o faz. Neste processo, a autora nos leva também a indagar sobre os limites, assim como sobre as possibilidades de abertura, frente a elementos que parecem não “caber” na linguagem, ficando relegados ao âmbito do místico. É neste ponto que a temática, apesar de situada historicamente, se atualiza: quando percebemos, através da leitura desta dissertação, que questões muito atuais sobre a metodologia filosófica, mas também sobre o próprio significado da filosofia – assim como seu alcance e seu papel formativo – podem ser traçadas temporalmente até o ponto onde tais definições ainda estavam sendo propostas.

O trabalho articula de maneira louvável a pesquisa histórica e a análise conceitual filosófica, partindo de uma exegese que culmina em uma problemática que extravasa seu escopo: aquela acerca dos limites da linguagem conceitual. De modo semelhante, a autora trabalha de maneira muito equilibrada a terminologia filosófica e a linguagem acessível que a desenvolve, não deixando de apresentar seus questionamentos diante da temática que explora, mas também ensaiando respostas próprias.” (Juliele Sievers, UFAL)




#redebrasileirademulheresfilosofas

#filosofasOrg

#filosofasbrasil

#premiofilosofas

#anpof

#cleopatracitron

#ppgmufpr


95 visualizações