Lélia Gonzalez, professora e filósofa brasileira, militante do movimento negro e do feminismo negro, produtora de relevante obra que, ao abordar as raízes da desigualdade social, política e econômica que atinge a população negra, fundamenta o enfrentamento e a resistência aos efeitos desta desigualdade.
A obra de Lélia Gonzalez é composta de livros, ensaios publicados em livros ou revistas acadêmicas, cartas, artigos e entrevistas publicados em jornais da grande imprensa, em cadernos femininos e em periódicos de movimentos e partidos.
Os livros e ensaios mostram a qualidade intelectual de Lélia Gonzalez, sua capacidade de argumentação dentro do debate acadêmico, a facilidade com que circula pelos campos filosófico, sociológico, antropológico e psicanalítico. Também expressam a habilidade da escritora em compor textos que utilizam linguagem erudita e linguagem coloquial, unindo saberes acadêmicos e saberes populares.
O projeto de extensão Quantas Filósofas? incentiva graduandos a publicar verbetes introdutórios sobre a vida e a obra de filósofas, de modo a resgatar suas contribuições para a história da filosofia.
Leia o verbete completo no link: https://www.filosofas.org/quantas-lelia-gonzalez
Commentaires