Resenha - Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica, de Nancy Fraser e Rahel Jaeggi


O livro resenhado “Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica”, das filósofas Nancy Fraser e Rahel Jaeggi, publicado no Brasil pela Editora Boitempo, em 2020, foi objeto de discussão no Grupo de Pesquisa (CNPq/UFPA) “Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito” e suscitou um rico debate sobre o profícuo trabalho das autoras, resultando na elaboração da presente resenha.


A ideia da publicação do livro sobre o capitalismo e a teoria crítica surgiu em decorrência das inquietações oriundas das crises e momentos turbulentos da ordem capitalista, especialmente com os impactos advindos do avanço da etapa financeirizada do capitalismo. O livro é o resultado de um debate entre as autoras, por intermédio de conversas, palestras, viagens em comum e seminários ofertados em Nova Iorque, Berlim, Paris, Cambridge e Frankfurt.


Nancy Fraser é professora de ciências políticas e sociais da New School em Nova Iorque, doutora em filosofia pela Universidade de Nova Iorque e intelectual politicamente engajada nas discussões sobre feminismo, teorias da justiça e do reconhecimento, capitalismo e neoliberalismo, sendo uma grande expoente na teoria crítica. Rahel Jaeggi é professora de filosofia prática na Universidade Humboldt, em Berlim, com uma jornada na teoria crítica de grande reconhecimento em razão de sua discussão sobre críticas às formas de vida.


As autoras apresentam uma crítica renovada ao capitalismo. Iniciam com a exposição do diagnóstico segundo o qual, por um longo período, o capitalismo esteve ausente dos debates políticos, intelectuais e até mesmo da teoria crítica. No entanto, o interesse pelo assunto vem aumentando, diante da percepção de inerentes e profundas crises do sistema. Nesse sentido, Fraser e Jaeggi retomam a centralidade do capitalismo, não só sobre uma visão tradicional economicista, mas considerando-o como uma ordem social institucionalizada que abriga múltiplas tendências de crises e contradições, como expõe Fraser, ou ainda, enquanto imbricado nas “formas de vida”, segundo a perspectiva de Jaeggi.


Link para acessar à resenha completa publicada na Revista Direito e Sociedade (REDES): file:///C:/Users/dennis%20verbicaro/Downloads/7570-26655-1-PB%20(1).pdf

181 visualizações