María Zambrano (1904-1991) foi uma filósofa espanhola e a primeira mulher a ganhar o prêmio Miguel de Cervantes, importante prêmio literário espanhol. O trabalho de Zambrano é plural, cujo fio é o desejo de fundir filosofia à poesia e à religião.
O verbete escrito por Nara Rela apresenta os dados biográficos de Zambrano, tais como o seu exílio e a sua transformação enquanto escritora, que passa a refletir criticamente sobre a posição da mulher na sociedade espanhola. Ao mesmo tempo, Zambrano não abandona as suas questões metafísicas, se aproximando cada vez mais da mística.
Quer saber mais sobre o verbete María Zambrano escrito por Nara Rela? Você pode acessá-lo aqui, além de conferir a entrevista que a nossa editora Carolina Araújo realizou com a autora do verbete, no dia 14 de abril às 18h, pelo Youtube, disponível nesse link.
Nara Rela é economista, doutora em Filosofia pela Pontificia Univerisità Gregoriana (UNIGRE-Itália) e mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-Brasil).
Comments