Violência Política de Gênero será discutida em curso na Escola As Pensadoras

As mulheres somam 52% do eleitorado brasileiro, mas estamos longe de termos representantes mulheres nessa proporção nas casas legislativas. Mesmo com as alterações da lei, atualmente prevê que pelo menos 30% das candidaturas em pleito sejam de mulheres.


Além disso, segundo o levantamento realizado pela ONU "Mulheres Brasil em 2020", do total das mulheres que ocupam espaços políticos, 82% já sofreram violência psicológica, 45% foram alvo de ameaças, 25% foram violentadas fisicamente no espaço parlamentar e 40% afirmam que a violência atrapalhou a sua agenda legislativa.


Pensando nisso, a Escola As Pensadoras em parceria com o Coletivo Elas Podem, realizarão de 24 de agosto a 02 de setembro de 2022 o “Curso Violência Política de Gênero” com o objetivo de discutir a relação entre violência, gênero e política enquanto refletimos sobre a ausência de mulheres nos espaços de poder.


A violência política de gênero, que afeta mulheres eleitas em todos os estados brasileiros, é considerada uma das principais causas da sub-representação feminina nos espaços de poder e decisão. Segundo o IBGE, 51.8% da população brasileira é composta por mulheres. A quantidade de mulheres em cargos eletivos deveria seguir a mesma proporção. Contudo, no Brasil, as mulheres são apenas 15% da Câmara dos Deputados e 12% do Senado Federal. Foram 900 os municípios que não tiveram sequer uma vereadora eleita no pleito de 2020.


“Existe um caminho que as mulheres têm percebido como necessário para modificação das práticas sociais e formulação das políticas públicas, esse caminho passa pela vida política do nosso país. Estudar como se dá o processo de participação política, levando em conta o gênero, e como a violência opera nesse espaço é parte fundamental da defesa da democracia”, afirma Drica Madeira, coordenadora do Curso.


Assim como todas as atividades da Escola As Pensadoras, o curso Violência Política de Gênero será totalmente online, com emissão de certificação de 20 horas/aula que estão distribuídas em cinco encontros com as Professoras Aime Bast e Luísa Souza, além da aula inaugural que será terá como convidada a Deputada Estadual Isa Penna (PCDOB).

O investimento do curso é de R$ 85,00 para estudantes e R$130,00 para profissionais. Para saber mais e fazer sua matrícula acesse: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/violencia-politica-de-genero





33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo