Workshop on-line de redação acadêmica - Feminist Review (em inglês)

A revista Feminist Review abriu uma chamada para o workshop on-line de redação acadêmica para mulheres pesquisadoras de minorias negras e racializadas em início da carreira. Tanto a chamada quanto o workshop são em inglês.

De acordo com a descrição que se encontra em seu blog, a Feminist Review “é uma revista interdisciplinar com revisão por pares que estabelece novas agendas para o feminismo. A Feminist Review (FR) convida à reflexão crítica sobre a relação entre materialidade e representação, teoria e prática, subjetividade e comunidades, formações contemporâneas e históricas. O Coletivo FR está comprometido em explorar o gênero em suas múltiplas formas e inter-relações.

A Revista Feminista resiste à crescente instrumentalização das bolsas de estudos no ensino superior britânico e internacional e, assim, apoia a geração de abordagens criativas e inovadoras para a produção de conhecimento. Além de artigos acadêmicos, publicamos peças experimentais, mídia visual e textual e intervenções políticas, incluindo, por exemplo, entrevistas, contos, poemas e ensaios fotográficos.

Quando a Feminist Review apareceu pela primeira vez em 1979, se descreveu como uma revista socialista e feminista, 'um veículo para unir pesquisa e teoria com a prática política e contribuir para o desenvolvimento de ambas'. Desafios de raça, classe e sexualidade têm sido fundamentais para o desenvolvimento da revista. Trinta anos depois, a FR continua comprometida com esses valores fundamentais.”

(O post original pode ser acessado aqui no blog da revista.)

A Feminist Review está aceitando inscrições para um workshop on-line de redação acadêmica para mulheres pesquisadoras de minorias negras e racializadas em início da carreira*. Nosso objetivo é fornecer um espaço de atendimento feminista individual e de pares que incentive a confiança, a abertura à crítica e a inserção ativa da voz na escrita acadêmica. Também esperamos que o workshop ajude a desmistificar o processo de publicação acadêmica, tornando-o menos intimidador. As participantes realizarão exercícios de redação e compartilharão comentários entre si sobre o trabalho existente, com o apoio ativo dos membros coletivos da FR e da editora-chefe.

O programa será realizado duas vezes por semana on-line, durante sessões de 1,5 horas, durante um período de quatro semanas, a partir da semana de 8 de junho de 2020. Como se trata de um piloto, os espaços por enquanto serão limitados a dez indivíduos.

Para se inscrever, envie um e-mail para feministreview@soas.ac.uk, com o assunto "FR Writing Workshop Application" até 31 de maio de 2020, meia-noite BST contendo:

- um resumo (200 palavras ou menos) de um artigo completo que você pode compartilhar (até 8.000 palavras, incluindo resumo, texto principal, citações, notas de rodapé e referências) com o grupo de redatores até 4 de junho de 2020;

- um parágrafo (200 palavras ou menos) nos dizendo um pouco sobre você e como / por que você acha que o workshop será importante para você;

- uma linha do tempo completa do horário disponível durante as semanas do programa (formulário de download aqui).

* Reconhecemos que o “pesquisadora de início de carreira” pode incluir uma variedade de trajetórias e não é um termo específico para a idade e, portanto, permite que os participantes se identifiquem.


Imagem do post: March on Washington, de Alma Thomas (1964).




167 visualizações

©2019 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas