Madame du Châtelet por Mitieli Seixas



"Eu sou minha própria pessoa e sou a única responsável por mim mesma e por tudo o que sou, o que digo e o que faço. Podem existir metafísicos e filósofos cujo conhecimento seja maior do que o meu. Ocorre que eu ainda não os encontrei. Mas, mesmo eles, são apenas fracos seres humanos com falhas, e quando conto meus talentos, eu penso que posso dizer que não sou inferior a nenhum deles.” diz Madame Du Châtelet.


No verbete do blog Mulheres na Filosofia dedicado à Du Châtelet, Mitieli Seixas desenvolve os principais aspectos da vida e obra da filósofa, matemática e cientista francesa do século XVIII. Lendo o verbete você poderá saber mais sobre suas publicações em anonimato, seu intercâmbio intelectual com Voltaire, suas importantes obras sobre a física Newtoniana, os comentários de Kant ao seu trabalho e a influência de Leibniz em sua filosofia natural.


Além disso, Mitieli Seixas localiza a obra de Du Châtelet no projeto de reconstrução do cânone da história da filosofia a partir da contribuição das filósofas. Ela aponta que este resgate esbarra em inúmeras dificuldades: “Dentre elas, contamos dificuldades em localizar os textos, atribuir-lhes autoria e legitimar formas narrativas não convencionais. A obra da Marquesa du Châtelet não é imune a esses obstáculos”. No verbete, Seixas mostra que du Châtelet teve textos que foram publicados anonimamente, outros publicados apenas postumamente e outros que sequer foram devidamente localizados! Leia o verbete e saiba mais sobre a obra de Émile du Châtelet e seu impacto na filosofia do século XVIII.


A autora Mitieli Seixas é professora da UFSM, pesquisa Filosofia Moderna e já publicou diversos artigos na área. Ela coordena o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres que procura previnir e combater a exclusão e a violência de gênero. Seixas já apresentou o resultado de sua pesquisa sobre a epistemologia de Émile du Châtelet em diversas conferências e ela é uma de nossas autoras aqui no blog Mulheres na Filosofia.


O verbete está disponível em pdf, pronto para ser impresso e utilizado em sala de aula! Confira!

https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/emilie-du-chatelet/


#blogmulheresnafilosofia

#redebrasileirademulheresfilosofas

#duchêtelet

153 visualizações

Quer divulgar uma notícia sobre mulheres e filosofia? Escreva para noticias.filosofas@gmail.com

Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

©2019 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas