top of page

08/03 às 11h: Especial 8M Filósofas Brasileiras



A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas convida para o Especial 8M: Filósofas Brasileiras, com Carla Rodrigues (UFRJ), Carmel Ramos (UERJ) e Silvana Ramos (USP) e mediação de Simony Campello (USP). O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Rede no dia 08/03 às 11h. O link para a transmissão pode ser acessado abaixo:



A filósofa brasileira Gilda de Mello e Souza, seguindo um ímpeto semelhante ao de Walter Benjamin, pensava ser preciso capturar o retrato da história nas representações aparentemente insignificantes da realidade, nos traços do cotidiano, nos objetos sem foros de grandeza, naqueles que tecem, contudo, “o tecido de nossa vida”. Ao propor uma mesa de reflexão sobre filósofas brasileiras vamos tratar de pensadoras que nos legaram formulações e conceitos que nos ajudam a decifrar aspectos muitas vezes negligenciados de nossa formação social e intelectual. Essas mulheres estiveram presentes de modo decisivo em salas de aula, no trabalho de orientação de alunos e alunas, assumiram por diversas vezes um papel decisivo no cuidado de instituições de ensino e cultura, especialmente em momentos de ruptura política no Brasil. Nosso propósito é falar dessas pensadoras, recuperar ideias elaboradas em circunstâncias desfavoráveis, pois realizadas a partir de suas posições subalternas; pretendemos também trazer à luz seu modo de trabalho e pesquisa, avesso à colonialidade e cioso em dar conta criticamente da experiência brasileira, marcada pelo classismo, o racismo e a misoginia. Leiamos, pois, mulheres como Lélia Gonzales, Gilda de Mello e Souza, Sueli Carneiro, Heleieth Saffioti, Marilena Chaui, Denise Ferreira da Silva, e tantas outras, esquecidas ou não!


Carla Rodrigues é filósofa, escritora e tradutora. É professora de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na mesma instituição. Desenvolve, com apoio da Faperj, o projeto "Judith Butler: do gênero à violência de Estado". Coordena o laboratório Filosofias do Tempo do Agora, onde realiza pesquisas na intersecção entre Filosofia e Psicanálise.


Carmel Ramos é doutora em Filosofia pelo PPGLM/UFRJ, com estágio sanduíche pela Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, mestra em Filosofia pelo PPGLM/UFRJ e graduada em Filosofia pela UFRJ. Tem interesse na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Política e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. É membra do grupo de pesquisa Filosofia e Literatura (vinculado ao CNPq), do grupo de extensão Quantas Filósofas? e editora chefe da Revista Seiscentos. É colaboradora administrativa da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Atualmente, realiza pós-doutorado na UERJ, com Bolsa de Pós-Doutorado Jr. FAPERJ/CNPq, dedicada ao estudo e tradução para o português da obra de François Poulain de la Barre.


Silvana de Souza Ramos é filósofa, ensaísta e atriz. É professora Livre-docente do curso de graduação e do PPG em Filosofia da USP. É também docente do PPG Multidisciplinar em culturas e identidades brasileiras do IEB/USP. Estuda intersecções entre filosofia, escrita, imagem e gênero. Dirige o Grupo de Estudos de Política e Subjetividades (DF/USP). É autora de A Prosa de Dora: uma leitura da articulação entre natureza e cultura na filosofia de Merleau-Ponty (Edusp: 2013). É uma das administradoras da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas.


Simony Campello é graduada em Filosofia pela USP, atualmente mestranda em Ética e Filosofia Política no PPGFil/USP. É membra do Grupo de Estudos de Política e Subjetividades (DF/USP). Pesquisa os conceitos de guerra, racismo de Estado e bipoder em Michel Foucault, além de realizar pesquisas sobre estudos decoloniais e de gênero.

36 visualizações
bottom of page