top of page

Amor e inautenticidade feminina em Simone de Beauvoir

DÉBORA FÁTIMA GREGORINI (UNIOSTE, Campus Toledo)

Dissertação de mestrado

Orientador: Claudinei Aparecido de Freitas da Silva

Data prevista de defesa: 11/07/2024


https://www.semprebem.com.br/wp-content/uploads/2022/07/simone-de-beauvoir-escritora.jpg


O presente projeto se propõe a investigar o conceito de inautenticidade e de justificação da existência feminina em Simone de Beauvoir, com enfoque nas posturas inautênticas de seriedade e paixão, apontadas na obra Moral da Ambiguidade e sua manifestação na vida das mulheres, tencionando um diálogo da obra supracitada com O Segundo Sexo. Há ainda o intuito de resgatar o fundo teórico existencialista de Beauvoir, situando-a não apenas como autora feminista, mas como filósofa engajada no problema da existência.


Analisando o movimento existencial feminino apresentado em O Segundo Sexo, é possível perceber a tese beauvoariana de que a mulher tenta justificar sua existência, construir seu destino, no seio da imanência, onde foi colocada historicamente. Nesse sentido, busca transcender através de subterfúgios que possam dar à sua vida uma justificação, caindo em uma postura existencial inautêntica, na má-fé. Dentre as posturas inautênticas utilizadas pelas mulheres, a mais presente parece ser a da paixão. A hipótese deste trabalho é que o mito do amor romântico, difundido culturalmente como mecanismo que idealiza o amor incondicional, abnegado e submisso, atrelado às mulheres tenha papel significativo na construção da situação feminina. A pregação de um amor no qual a mulher se anula parece ser ferramenta de limitação da individualidade feminina, e, portanto, limitaria também sua capacidade de interferência no mundo e atribuição de sentido a esse mundo e à sua própria existência.


Para analisar tal hipótese será empregada uma pesquisa bibliográfica da obra de Beauvoir, especialmente dos textos Moral da Ambiguidade e O Segundo Sexo, com o intuito de definir os conceitos de justificação da existência, autenticidade e inautenticidade pela moral existencialista da autora. Então se buscará um diálogo com a apresentação da situação das mulheres e as justificações existenciais atribuídas a elas pela autora. Serão analisadas também obras que possam auxiliar na conceituação do mito do amor romântico, e na investigação de sua influência no movimento existencial feminino.


A importância da elaboração de tal pesquisa se dá primeiramente pela atualidade do pensamento beauvoariano acerca da situação das mulheres, amplamente difundido por diversas frentes do movimento feminista. Compreender a justificação inautêntica da existência feminina abre espaço para que se possa pensar formas autênticas de viver, com apropriação de seu destino, diminuindo a incorrência da má-fé, movimento pelo qual busca-se encontrar uma justificação existencial exterior à própria vida. Beauvoir pontua em sua obra que a libertação precisa ser coletiva. Entender a história das mulheres e os mecanismos que atuam sobre a existência feminina, abre caminho para que assim como a opressão, o processo de libertação das mulheres possa ser visto de forma coletiva, conquistado com mudanças políticas, individuais e culturais, construindo uma ponte possível para a passagem de objeto a indivíduo, de imanência a transcendência.


Referências bibliográficas

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. 2 v. BEAUVOIR, Simone de. Moral da Ambiguidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. BEAUVOIR, Simone de. Pirro e Cinéias. In: _______. Por Uma Moral da Ambiguidade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.

BEAUVOIR, Simone de. O Existencialismo e Sabedoria das Nações. Lisboa: Minotauro, 1965.

JOHANSON, Izilda. Moral da ambiguidade, liberdade e libertação: Filosofia e feminismo em Simone de Beauvoir. ethic@-An international Journal for Moral Philosophy, v. 17, n. 2, p. 239-257, 2018.

JOHANSON, Izilda. Pequeno Glossário Beauvoariano. Revista Cult, 2021. Disponível em https://revistacult.uol.com.br/home/pequeno-glossario-beauvoiriano/#:~:text=Iman%C3%AAncia,certo%20sentido%2C%20mold%C3%A1%2Dla.


..............................................................................................................................................................

A coluna Em Curso divulga as pesquisas de pós-graduandas na filosofia para contribuir para a visibilidade das pesquisas de filósofas no Brasil. Quer publicar a sua pesquisa? Basta preencher o formulário.


As informações sobre a pesquisa e a imagem divulgadas são de responsabilidade da autora da pesquisa.

85 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page