top of page

As Meninas de Clarice no Espelho de Beauvoir

Catarina Barbosa Torres Gomes

Bruna Gabriela A. M. Vieira

Kamilly Vitória Aparecida Silva (Bolsista)


O projeto consiste na realização de um encontro idealizado entre os textos de Clarice Lispector e da filósofa Simone de Beauvoir, tendo como objetivo principal explorar a temática do gênero na literatura, por meio do estudo de contos da escritora Clarice Lispector analisados sob a perspectiva da filósofa Simone de Beauvoir.

ree

O estudo da questão do feminino na literatura dessas escritoras poderá: a) reforçar identidades das meninas por meio da análise crítica e filosófica dos contos que tenham o protagonismo das personagens femininas, b) possibilitar a análise do processo de construção das personagens dos contos e fundatado da arte sobre o fenômeno das identidades de gênero, tanto na literatura de Clarice Lispector quanto na filosofia de Beauvoir.

ree

Ainda nessa etapa, elaboraremos as atividades que serão desenvolvidas na comunidade acadêmica, bem como o cronograma do projeto e as estratégias de divulgação e de interação com a comunidade, e, ainda, sua culminância.

Como resultados, espera-se o desenvolvimento da capacidade analítica implicada no exercício de atividades que envolvem a literatura comparada, isto é, quando a análise literária se fundamenta em teses do campo filosófico, e que a identidade de gênero ecoe no CEFET/MG- Araxá, pelas vozes dos(das) envolvidos(as), dando visibilidade a esse tema que precisa ser amplamente discutido, analisado, pesquisado, e vivenciando pela nossa comunidade.


 
 
 

Comentários


Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

Quer receber as nossas notícias? Deixe aqui o seu e-mail:

  • facebook
  • twitter

©2024 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas

bottom of page