top of page

Aula de Encerramento por Susana de Castro: As Pensadoras agora em nosso canal



Encerrando a série As Pensadoras, Susana de Castro, presidenta eleita da ANPOF, apresenta o feminismo descolonial, sua formulação segundo María Lugones, seus pontos de contato com o feminismo negro e a necessidade de uma abordagem que não situe a luta contra as opressões em ondas históricas.


Esse vídeo integra a primeira série do projeto As Pensadoras, coordenado por Rita Machado (UEA), que tem por objetivo divulgar a contribuição da obra de mulheres para a história do pensamento e para os feminismos. Veja o programa de curso e a bibliografia em https://www.filosofas.org/post/copy-of-curso-on-line-as-pensadoras-abertas-inscrições-turma-3


SUSANA DE CASTRO é Professora associada do departamento de Filosofia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Coordenadora do Laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Autora dos livros Filosofia e Gênero (7Letras, 2014) e As mulheres das tragédias gregas: poderosas? (Manole, 2011), e do capítulo “Condescendência: estratégia pater-colonial de poder” (In: Hollanda, Heloisa Buarque, org. Pensamento feminista Hoje: Perspectivas decoloniais, Bazar, 2020), entre outros.


49 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page