top of page

Chamada de artigos Revista Saúde em Debate: mulheres e bases epistemológicas da produção científica

Atualizado: 28 de jun. de 2020

A Revista Saúde em Debate, em número especial "Mulheres, Ciências e Saúde", quer discutir o tema: mulheres e bases epistemológicas da produção científica.


A chamada é destinada a compor um número especial da revista ‘Saúde em Debate’, editada pelo Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), dedicado à temática ‘Mulheres, ciências e saúde’. Seus objetivos são: a) divulgar pesquisas sobre a participação das mulheres no campo da produção de conhecimentos e práticas em saúde, abrangendo sua formação e modos de inserção neste campo, suas trajetórias e carreiras, suas contribuições teóricas, sociais e políticas, sua produção científica, entre outros aspectos; b) promover a reflexão crítica sobre como marcadores sociais – gênero, raça/cor/etnia, origem regional, idade, classe social, dentre outros – afetam tais processos; c) discutir como a presença e o protagonismo crescentes de uma pluralidade de mulheres têm produzido efeitos nas bases epistemológicas, na práxis científica e em suas hierarquias.


São bem-vindas produções desenvolvidas nas diferentes áreas do conhecimento que tem a saúde como campo disciplinar e/ou como objeto de estudo: ciências humanas e sociais, epidemiologia, saúde coletiva, biomedicina, bioética, planejamento e gestão, ciências ambientais, direito, educação, dentre outras.


Artigos aprovados e não incluídos no número especial poderão ser publicados em números regulares da revista.


O processo de avaliação seguirá os mesmos procedimentos utilizados para os números regulares, explicitados nas normas da revista.


A submissão dos artigos deve ser feita no site da Saúde em Debate http://revista.saudeemdebate.org.br/. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis no site.


No formulário de cadastro do artigo, em ‘Comentários para o Editor’, explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial ‘Mulheres, Ciências e Saúde’ e indicar um dos eixos temáticos a ser publicado.


O PRAZO DE SUBMISSÃO DOS ARTIGOS SE ENCERRA EM 02/08/2020.





120 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page