top of page

CHAMADA PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MULHERES QUE LEEM MULHERES 2021

A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, em parceria com o laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita-Faperj/UFRJ/CNPq), tem a satisfação de anunciar a chamada pública para participação no projeto "Mulheres que leem Mulheres - 2021" (MQLM).

O projeto é coordenado por pesquisadoras do Lafita e teve início em agosto de 2020 com o intuito de ampliar a visibilidade do trabalho de mulheres na filosofia, combater a desigualdade de gênero e facilitar o acesso de pesquisadores brasileiros ao pensamento de filósofas e demais teóricas de diversos campos das Ciências Humanas.

Ao longo do ano passado, o projeto lançou nove vídeos que podem ser conferidos no canal do Youtube da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas: https://www.youtube.com/playlist?list=PLgMELou_Khj4pYIpV5DdHhVPRmM3crSho.

Por conta da pandemia e da limitação que o ano passado nos impôs, o projeto foi desenvolvido quase em sua totalidade por pesquisadoras do Rio de Janeiro e, em particular, da UFRJ. Sabemos como esse fato é redutor do alcance que pretendemos ter e gostaríamos de convidar pesquisadoras de diferentes regiões do Brasil a se juntarem a nós.


Nesse sentido, nossa proposta para o ano de 2021 é descentralizar a produção de vídeos para fora da região sudeste e contemplar o trabalho de pesquisadoras dos diversos programas de pós-graduação de outras universidades brasileiras ou de professoras de filosofia que atuem como docentes no nível médio ou no ensino superior.


O primeiro vídeo do ano será lançado em 26 de junho, próximo sábado, o nosso dia de veiculação do MQLM. Dali em diante, a cada 15 dias, veicularemos um novo vídeo, tanto no YT da Rede quanto no site do Lafita: https://www.tempodoagora.org/.

Os vídeos também são divulgados nas plataformas e nas redes sociais da Rede e do laboratório.

Para participar, basta ser pesquisadora e estar vinculada institucionalmente a algum PPGF, no nível de MESTRADO, DOUTORADO ou PÓS-DOUTORADO ou ser PROFESSORA de Filosofia em nível MÉDIO ou SUPERIOR. Além disso, os vídeos precisam necessariamente abordar uma filósofa que ainda não tenha sido escolhida por nenhuma das pesquisadoras precedentes.

As condições técnicas de produção dos vídeos são as seguintes:

1) Filmar pela webcam ( para manter o plano fixo, sem tremer). O vídeo tem que ter entre 5 e 8 minutos.

2) Enquadrar do busto pra cima ( para não ficar só a cabeça) e manter o enquadramento na linha dos olhos.

3) Filmar em local com boa iluminação. O ideal é escolher um horário manhã/início da tarde pro vídeo não ficar escuro.

4) Quando a filmagem começar, esperar uns 10 segundos para começar a falar e quando acabar de falar também. Só depois disso parar a filmagem. Esse intervalo gera margem de corte.

5) Começar o vídeo se apresentando e apresentando a filósofa.

6) Conteúdo do vídeo: a) Por que escolheu aquela mulher; b) O que há de relevante/importante no pensamento daquela mulher; c) Como essa mulher é importante para a sua pesquisa.

7) Envio do vídeo por Wetransfer: (https://wetransfer.com/). O endereço para fazer upload do vídeo é o email da pesquisadora responsável pela edição do projeto: iasmim.martins98@gmail.com. Ela receberá um email do Wetransfer e fará o download.

8) Enviar para o email da coordenadora do projeto (judemoraes@gmail.com): dados da pesquisadora (nome, vínculo institucional; nome da autora abordada), descrição curta para o YT, inclusive com o link para o currículo lattes; foto da pesquisadora e foto da filósofa em anexo para a confecção dos cards de divulgação e da thumbnail. No campo assunto colocar "Mulheres que leem Mulheres 2021_submissão".

Abaixo, informamos a lista de autoras já contempladas pelo projeto: 1) Lélia Gonzalez

2)Kátia Muricy

3)Judith Butler

4)Grada Kilomba/Octavia Butler

5) Luce Irigaray

6) Drucilla Cornell

7) Silvia Federici

8) Susan Haack

9) María Lugones

Informamos também a lista de autoras dos vídeos que temos programado:

1)Wendy Brown

2)Carol Adams

3) Isabelle Stengers

4) Jeanne-Marie Gagnebin

5)Nicole Loraux

6) Elizabeth da Boêmia

7) Gloria Anzaldúa

8) Lynn Margulis Os vídeos submetidos serão avaliados por uma comissão de pesquisadoras formada por Juliana de Moraes Monteiro(UFRJ/FAPERJ), Iasmim Martins(UFRJ) e Carla Rodrigues (UFRJ/FAPERJ). Para que o vídeo possa ser aceito, é preciso cumprir todas as exigências da chamada. Qualquer vídeo que não obedeça aos critérios expostos acima será recusado.

Os vídeos para a temporada de 2021 serão recebidos entre 15 de julho e 15 de agosto. Assim que avaliarmos os vídeos, fecharemos um cronograma e entraremos em contato com cada participante informando a aprovação e a data de veiculação.

Desde já, agradecemos o interesse de todas no projeto e esperamos construir juntas o caminho para ampliar a visibilidade das mulheres no meio acadêmico e contribuir para a divulgação de autoras fundamentais para a formação do pensamento filosófico.





237 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page