top of page

Ciclo Lisístrata no ar: Veja a entrevista com Maria de Fátima Sousa e Silva

O ‘Ciclo Lisístrata’ é composto de três entrevistas com tradutoras da Lisístrata de Aristófanes para o português, precedidas de uma breve contextualização da peça cômica e das questões envolvidas em sua recepção.


Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra), Adriane Duarte (USP) e Ana Maria César Pompeu (UCE) traduziram Lisístrata para o português de Portugal e do Brasil e produziram comentários, notas, artigos e introduções à obra. As três entrevistas que compõem o Ciclo são conversas a respeito de seus trajetos profissionais, de suas visões sobre a obra aristofânica e de suas opções e métodos de tradução.


Maria de Fátima Sousa e Silva, a primeira entrevistada, é Professora Catedrática do Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra. Suas pesquisas e inúmeras publicações debruçam-se preferencialmente sobre a literatura grega da época clássica (sobretudo tragédia e comédia), a historiografia e os estudos de recepção dos clássicos. Traduziu, dentre diversos outros títulos, nove peças de Aristófanes.


Luisa Buarque, organizadora do ‘Ciclo Lisístrata’, é professora de Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Tem pesquisado e publicado artigos a respeito da literatura platônica e de suas relações com a comédia aristofânica.


44 visualizações
bottom of page