top of page

Curso Indígenas Mulheres: Territórios, Direitos, Movimentos e Políticas

Esta disciplina será dedicada as mulheres indígenas e “indígenas mulheres”. A partir de uma perspectiva antropológica, relacionadas as mulheres originárias, debateremos temas como gênero; geração; violações de direitos humanos; violências de gênero; mulheres no movimento indígena; mulheres indígenas na política; direitos das mulheres indígenas; acesso, permanência e pesquisas desenvolvidas por mulheres originárias nas universidades; histórias de vida; território; memória; oralidade; corporeidades; e cosmologia. Tais temas estão relacionados a estudos desenvolvidos pela pesquisadora que mediará o curso, que é indígena mulher do povo Karipuna.




Ao longo dos seis encontros da disciplina, teremos contato com textos escritos por pesquisadoras indígenas e por pesquisadoras (es) não indígenas, mas que realizam estudos sobre temas relacionados as mulheres originárias e/ou seus povos. A partir destas literaturas compreenderemos como as indígenas introduzem as cosmologias de seus povos na teoria antropológica e nos debates de gênero.




Há a possíbilidade de acompanhar o curso de forma síncrona (ao vivo) e assíncrona (através das gravações). As aulas ficam ainda disponíveis por 12 meses após o fim do curso.

*Este curso faz parte do Aperfeiçoamento em Feminis


mos - 3º Ano.


19 visualizações
bottom of page