top of page

Definindo o futuro, repensando o passado

O evento, as instituições, as pessoas


Entre os dias 19 e 22 de julho de 2020 ocorrerá, na cidade de Paderborn (Alemanha), o 18ª edição da Conferência da Associação Internacional de Mulheres Filósofas - a International Association of Women Philosophers (IAPh).


Contando hoje com mais de 380 membros de cerca de 35 países diferentesI, a IAPh foi fundada em 1976 em Würzburg (Alemanha) como "Associação de Mulheres Filósofas" (Association of Women Philosophers - APh). Conforme seu website, a IAPh funciona como "associação e rede profissional que fornece um fórum para discussão, interação e cooperação entre mulheres envolvidas no ensino e pesquisa em todos os aspectos da filosofia, com ênfase particular na filosofia feminista."


Para a organização da Conferência deste ano a IAPh conta com a parceria do Centro para a História das Mulheres Filósofas e Cientistas, alocado na Universidade de Paderborn, dirigido pela Professora Ruth Hagengruber e coordenado pela Professora Julia Mühl.



Como participar?


A chamada de trabalhos (disponível aqui) está aberta até o dia 29 de fevereiro.


É possível submeter resumos para trabalhos individuais sobre os tópicos (cada um contendo vários sub-tópicos):


Filosofia da Economia

Filosofia ambiental/da ecologia

Filosofia da Tecnologia

História da Filosofia (tanto trabalhos de metodologia historiográfica feminista quando trabalhos sobre mulheres filósofas de tradições asiáticas, indígenas, africanas e demais, ou seja, todas as tradições que ainda denominamos compo "outras que não ocidentais").


Há ainda a possibilidade de submeter trabalhos para os três Workshop que serão oferecidos. Os temas são os seguintes:


"Apresentação das mulheres filósofas no mundo digital"


"A IAPh - seu começo" (em alemão)


"Idealismo alemão e filosofia feminista"


Por fim, também podem ser propostas mesas-redondas.


Serão aceitos trabalhos de sub-áreas como Filosofia Analítica; Filosofia da Mente; Ontologia; Metafísica; Fenomenologia; Lógica e Filosofia da Ciência; Teoria do Valor; Ética e Estética; Filosofia Política e Social; Filosofia da Religião.


Para qualquer proposta, é preciso enviar:

- um resumo de no máximo 500 palavras por participante;

- uma página de título com detalhes da autoria e informando a seção à qual você submete seu resumo;

- um breve currículo para iaph2020@lists.uni-paderborn.de


Mais detalhes constam na chamada.


Paderborn é uma cidade muito simpática, especialmente no verão; o Centro é um dos lugares mais importantes para a pesquisa sobre mulheres filósofas na atualidade, e este evento da IAPh uma oportunidade ímpar de conhecer novas pesquisas e pessoas, e para apresentar e discutir com um público amplo as pesquisas feitas no Brasil sobre mulheres e/ou de mulheres brasileiras na filosofia.


Vivêssemos sob condições favoráveis para a filosofia e para a pesquisa no Brasil, eu terminaria em tom convidativo e esperançoso com um: Vamos?!


No momento, entretanto, transmitir estas informações tem algo de frustrante. Afinal, muitas de nós temos propostas que seriam extremamente bem-recebidas (e mesmo necessárias para a diversificação de perspectivas e autoras apresentadas no evento), mas parcas esperanças de obter financiamento para participar.


Quem sabe ainda assim alguém encontra energias para tentar?



133 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page