top of page

Diários: Carolina Maria de Jesus, Susan Sontag, Sylvia Plath e Virginia Woolf

Que tal mergulhar nos diários das escritoras Carolina Maria de Jesus, Susan Sontag, Sylvia Plath e Virginia Woolf?


Compreender a escrita como espaços em que essas mulheres se criaram. Lê-las, então, é ativar suas vidas, conviver com elas.

Essa oficina vai trazer à tona uma pesquisa que surge da tentativa de ler diários de mulheres como um gesto de ir na contramão das narrativas dos jornais - que foram por tanto tempo escritos só por homens.


Serão 3 aulas:


14/04 - Introdução às poéticas de Carolina Maria de Jesus, Virginia Woolf, Susan Sontag e Sylvia Plath em seus diários.

Uma breve apresentação das quatro escritoras, e a partir dos escritos delas trazer termos que serão chaves de leituras de seus diários. Apresentação das ideias de poética e criação de si, e o que nestes diários dão a ver essas criações.

22/04 - Arquivos em disputa - as publicações dos diários.

O arquivo se tornou, aos poucos, um conceito da relação entre sujeito e memória, sujeito e produção de testemunho, documentação.

28/04 - O diário como ateliê do pensamento.


Interseções entre aquilo que foi formalizado como “obra” e o que cabe à “vida pessoal”. Se é tudo criação, se tudo passa por questões de linguagem, da matéria escrita, nos interessa essa separação?

As aulas serão ministradas por Luisa Espindula, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do PPGAC - UFRJ, pesquisando criação de si em diários de escritoras.

Datas e horários: 14, 22 e 28 de abril, das 18h30 às 20h30

Nível: Básico


Certificação: 6 horas, pela Escola As Pensadoras.




95 visualizações
bottom of page