Minicurso: Ecofeminismos e Epistemologia.

Atualizado: Jun 18


Convidada: Profa. Dra. Emma Siliprandi Universidade Internacional da Andaluzia (Espanha)

Mediadora: Profa. Rita de Cássia Fraga Machado (UEA)

Data e Duração:

22 e 25 de Junho, das 14h às 15h30min (BSB).


Inscrição*: ENCERRADAS


Informações pelo e-mail: inscricoes.ecofeminismos@gmail.com


Plataforma de Realização: Google Meet


Vagas 245 com certificado emitido pela PROEXT/UEA.

Total de Horas: 4h


Realização: Núcleo de Extensão da Feira de Agroecologia e saberes com mulheres do Centro de Estudos Superiores de Tefé/Amazonas liderado pela profa. Dra. Rita de Cássia Fraga Machado.

Objetivo:

Enfocar aspectos teóricos da relação entre a agroecologia e os feminismos, chamando a atenção para as interfaces existentes entre esses movimentos e as dificuldades que existem para a sua plena integração na prática. Discutir conceitos teóricos e históricos que explicam esta realidade e permitem pensar em possíveis superações, reconhecendo as mulheres camponesas e indígenas como sujeitos políticos dessas mudanças.

Tópicos a serem abordados:

1. Feminismos e, agroecologia e epistemologia; os desvios antropocêntricos, etnocêntricos e androcêntricos do pensamento ocidental.

2. Conceitos básicos desde uma perspectiva feminista: divisão sexual do trabalho, papéis sociais, estereótipos, identidades, normas e sanções de gênero; patriarcado, interseccionalidade.

3. Feminismo como teoria crítica e como movimento social; ecofeminismos e feminismos não-hegemônicos.

4. Agroecologia: princípios filosóficos e prática.

5. Sujeitos políticos e movimentos sociais feministas e agroecológicos.

6. Discussão de casos. Como dar mais relevância à participação das mulheres nos movimentos agroecológicos/ecofeministas?

Metodologia:

Aula expositiva (aprox. 50 min) e debate com participantes (40 min).

Bibliografia:

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 5. ed., 1. reimpr. São Paulo: Cortez, 2010.

Siliprandi, Emma. Mulheres e Agroecologia, transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2015.

Soler, Marta, Pérez Neira, David. Alimentación, agroecologia y feminismo: superando los três sesgos de la mirada occidental. In: Siliprandi, Emma & Zuluaga, Gloria. Género, agroecología y soberanía alimentaria. Barcelona, Icaria, 2014. pp 17-40.

Zuluaga, Gloria et al (coord.). Agroecología en femenino, reflexiones a partir de nuestras experiencias. La Paz, SOCLA/CLACSO, 2018.

Rosendo, D. Oliveira, F. A. G. Kuhnen, T. Carvalho, P. (org.) Ecofeminismos: Fundamentos Teóricos e Práxis Interseccionais. Rio de Janeiro, Editora Ape'ku, 2019.

MACHADO, Rita de Cássia Fraga. Projeto de Pesquisa MULHERES DA FLORESTA E AGROECOLOGIA: OUTRAS EPISTEMOLOGIAS, aprovado pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas (2020-2022).


Quem Somos

Emma Siliprandi é Eng. Agrônoma, Mestre em Sociologia, Doutora em Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Brasília, Brasil/Universidad de Valladolid, Espanha).Desde 2011 é coordenadora do Módulo de Gênero do Curso de Mestrado/Doutorado em Agroecologia da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha).

Atualmente é oficial de agricultura da FAO, onde é responsável pelo secretariado da Iniciativa de Ampliação da Agroecologia, em conjunto com outros parceiros das Nações Unidas. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6403628624406517


Rita de Cássia Fraga Machado é ecofeminista, professora na Universidade do Estado do Amazonas e pesquisadora associada à ANPOF (Associação Brasileira de Pesquisadores em Filosofia) compõem o núcleo estruturante do GT de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de extensão Feira de Agroecologia com Mulheres e saberes na Floresta Nacional de Tefé, Amazonas Brasil. Tem diversas produções nos Estudos Feministas e livros. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8882999172098781


Durante o mini curso iremos sortear, com autógrafo digital dos organizadores, 10 livros Ecofeminismos: Fundamentos Teóricos e Práxis Interseccionais, haverá fins sociais no destino do valor será em favor dos grupos de mulheres que fazem parte do projeto de feiras e agroecologia com mulheres da Universidade do Estado do Amazonas.


0 visualização

Quer divulgar uma notícia sobre mulheres e filosofia? Escreva para noticias.filosofas@gmail.com

Dúvidas? Escreva para filosofas.brasil@gmail.com

©2019 por Rede Brasileira de Mulheres Filósofas