top of page

Filósofas participam do "Papo de cultura"

Atualizado: 28 de jun. de 2020

Essa semana, teremos duas lives com as filósofas Isabela Pinho e Juliana de Moraes Monteiro. A primeira acontecerá segunda-feira, dia 25 de maio, às 20h, e a segunda será 28 de maio, também às 20h. Participaremos de uma entrevista com Ana Paula Simonaci no instagram do Revistas de Cultura. Falaremos um pouco das nossas pesquisas na filosofia, atravessadas por questões de gênero, e aproveitaremos para divulgar o curso "Ética e filosofia política no tempo do agora" , organizado pelo Laboratório Filosofias do Tempo do Agora(UFRJ), do qual fazemos parte, em parceria com a Casa de Mulheres da Maré, que realiza o projeto "Maré de Sabores", parte da campanha " Maré diz NÃO ao coronavírus". link Casa das Mulheres da Maré: http://www.redesdamare.org.br/br/info/36/casa-das-mulheres-da-mare O curso está aberto para inscrições no nosso site: https://tempodoagora.wixsite.com/tempodoagora E o instagram da entrevista é @revistasdecultura!

Isabela Pinho é graduada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Munique (LMU) e nos Arquivos Walter Benjamin em Berlim. Autora de Tagarelar (schwätzen): itinerários entre linguagem e feminino (Relicário/PUC-Rio, 2020, prelo) e coorganizadora de AGAMBiarra: escritos sobre a filosofia de Giorgio Agamben (Ape’ku, 2020). Oferece cursos de extensão de Filosofia e Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).


Juliana de Moraes Monteiro é doutora em filosofia pela PUC-Rio (2019), onde defendeu a tese “O que a Esfinge ensina a Édipo: os limites da interpretação, o demoníaco e o infamiliar na arte contemporânea”. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no programa de pós-graduação em filosofia da UFRJ, como bolsista nota 10 da Faperj, sob orientação da professora Carla Rodrigues. É co-autora de Trauma/arte contemporânea brasileira (Editora Circuito, 2020, no prelo) e co-organizadora do livro AGAMBiarra: escritos sobre a filosofia de Giorgio Agamben, publicado pela Editora Ape´ku em 2020.


92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page