top of page

I FÓRUM VIRTUAL D'AS PENSADORAS

Atualizado: 5 de mar. de 2021

A Escola As Pensadoras vai começar o ano oferecendo um espaço de diálogo e de fomento a debates de maneira inclusiva, afetiva e horizontal. O I Fórum Virtual d’As Pensadoras será realizado via Google Meet nos dias 25 e 26 de fevereiro. O evento tem como objetivo reunir pessoas, estudantes, professoras, pesquisadoras, intelectuais, artistas e escritoras. As atividades acontecerão das 14h às 21h30. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 de dezembro e poderão ser feitas por aqui. Pedimos atenção aos lotes indicados abaixo para garantir sua inscrição pelo melhor preço! Serão oferecidos certificados de participação de 20 horas, emitidos pela Universidade Estadual do Amazonas, além de memória com material ao final do curso. A programação completa estará disponível no dia 10 de janeiro.


O fórum terá quatro eixos: As Pensadoras e a Filosofia, As Pensadoras e as Ciências, As Pensadoras e as Artes e As Pensadoras e o Ecofeminismo. As interessadas podem inscrever resumos propondo diálogos ou apresentando alguma manifestação artística em cada eixo. Também há possibilidade de inscrição como espectadora. A inscrição para propor diálogo ou uma manifestação artística é bem simples. Basta que você submeta um resumo com até 700 caracteres. No caso dos diálogos, este resumo pode ser uma proposta fruto de estudo, resultado de pesquisa ou outra produção bibliográfica, assim como um debate que possa interessar futuras pesquisas. No caso da manifestação artística, o resumo deve ser acompanhado de um link de portfólio para ser avaliado. Todo tipo de manifestação artística será bem vindo. Para cada eixo, uma debatedora vai ouvir as questões que você tem a compartilhar e conduzir o debate. A determinação das questões é de livre escolha das debatedoras.


Conheça os eixos!

As Pensadoras e a Filosofia: Katiúscia Ribeiro, debatedora e Karina França, coordenadora.

Este eixo vai oferecer um espaço de debate a partir de exposições dialogadas que possam trazer questões importantes e urgentes concernentes à Filosofia.

As Pensadoras e as artes: Miriam Adelman, debatedora e Beatriz Seus.

Este eixo será um espaço de debate a partir de exposições dialogadas que possam trazer questões importantes e urgentes concernentes às artes.

As Pensadoras e as ciências: Loiane Verbicaro, debatedora e Viviane Botton, coordenadora.

Já este eixo oportunizará um espaço de debate a partir de exposições dialogadas que possam trazer questões importantes e urgentes concernentes à Antropologia e ao feminismo.

As Pensadoras e o ecofeminismo: Márcia Kambeba, debatedora e Vanessa Gil, coordenadora.

Este será um espaço de debate a partir de exposições dialogadas que possam trazer questões importantes e urgentes para o nosso tempo, por exemplo, o pensamento sobre o vínculo entre corpo e território indígena, a dupla violência histórica cometida sobre os corpos das mulheres indígenas e sobre as terras indígenas, as lutas ancestrais e atuais, as suas experiências como mulher indígena e liderança política. Conheça as formas de participação!

1) Participante-espectador: as inscritas e os inscritos terão acesso e interações às salas de aula, sem possibilidade de apresentar propostas de debate.

2) Participante com exposição de propostas para diálogo: poderão submeter um resumo simples e integrarão as discussões de cada eixo via Google Meets.

3) Participante com exposição artística: poderão submeter um resumo simples e enviar um link de portfólio, participando do evento via Google Meets.


Coordenação: Profª Drª Rita de Cássia Fraga Machado e Profª Msc. Lia Beatriz Gomes Victória

Curadoria: Rebeca Damian

Organização da memória do Fórum: Profa. Ma. Drica Madeira

Realização: Escola As Pensadoras




115 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page