top of page

I Colóquio Émilie: Filosofia, Contexto, Tradução

Atualizado: 19 de mai. de 2023


O Departamento de Filosofia da UFSM acolherá, entre os dias 03 e 07 de julho, o I Colóquio Émilie: Filosofia, Contexto, Tradução.


O evento, presencial, é uma iniciativa do Grupo Émilie, do qual participam acadêmicos de diversas regiões do Brasil, e apoio do Centro alemão History of Women Philosopher and Scientists.


A programação do primeiro CE terá sete conferências, uma Escola de Tradução (de grego, latim, francês e inglês), e uma mesa de encerramento com os integrantes do Grupo.


Valorizar a tradução como método de e para a reflexão histórico-filosófica é um objetivo geral do Grupo, já reconhecido (na pessoa de sua coordenadora, a Prof.ª Mitieli Seixas) pela qualidade e pertinência de seu trabalho de tradução das Institutions de Physique, da filósofa e matemática Émilie du Châtelet (1706-1749).


Mais especificamente, a tradução deste livro escandalosamente obliterada pelas cristalizações históricas canônicas visa publicizar, em nossa língua, um trabalho cuja leitura e estudo atentos impactará a formação das novas gerações de filósofas e filósofos lusófonos interessados em história das ideias.


Os formulários de inscrição estão disponíveis através dos QR codes fixados nos cards abaixo. Mas voc











74 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page