top of page

II Colóquio de Mulheres na Filosofia - UFS


Não é novidade para ninguém a falta de representatividade de mulheres na Filosofia. É facilmente constatada seja na seção das estantes de livros sobre o assunto, no corpo docente dos departamentos e das pós-graduações de Filosofia de universidades públicas e particulares, na porcentagem desproporcional de discentes mulheres em relação à de discentes homens ou mesmo na bibliografia das disciplinas. Tampouco é novidade que essa falta de representatividade ainda hoje (e não tão raramente assim) pode ser vista não como fruto de uma repressão e silenciamento sistematizados e generalizados, impostos ao longo das eras, mas como “prova” de certa inépcia intelectual natural das mulheres para o fazer filosófico, consideração que muitas vezes vem acompanhada da velha redução da mulher à condição de objeto e mercadoria sexual. É difícil encontrar uma mulher que, num ambiente universitário esmagadoramente masculino como o de Filosofia, não tenha se deparado, ao menos uma vez, com alguma “piadinha” de desqualificação intelectual e/ou redução à condição sexual. Isso para falar dos seus pares, pois os livros de filosofia, majoritariamente escritos por homens, estão repletos de considerações abertamente misóginas.


De outro lado, é igualmente evidente que as mulheres filósofas e mulheres estudantes de filosofia têm se reunido num esforço e luta cada vez maiores para transformar essa condição – um esforço e luta que diz sobretudo respeito à nossa juventude. A primeira edição do evento Mulheres na Filosofia da UFS, ocorrida em julho de 2019, atesta factualmente isso. Surgiu da inquietação de algumas discentes de graduação que, ao se depararem com a lacuna do estudo de mulheres filósofas no curso e mesmo de qualquer evento sobre mulheres e filosofia na universidade, em vez de cruzarem os braços e lamentar essa triste condição, resolveram agir. O resultado foi o envolvimento de muitas outras alunas e professoras numa grande comissão organizadora que culminou num evento de proporções muito maiores do que inicialmente se imaginou.


É com grande alegria, portanto, que anunciamos o II Colóquio de Mulheres na Filosofia da UFS, que desta vez ocorrerá remotamente entre os dias 20 e 24 de setembro, pelas plataformas YouTube e Facebook. Convidamos toda a comunidade acadêmica a submeter propostas voltadas para o trabalho de mulheres filósofas ou para temáticas filosóficas que envolvam a questão feminina ou de gênero em geral.



Para mais informações, acesse:


457 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page