top of page

LANÇAMENTO: COLETÂNEA MULHERES INTELECTUAIS DE ONTEM E HOJE


COLETÂNEA MULHERES INTELECTUAIS DE ONTEM E HOJE


Organizadoras: Aline de Oliveira Rosa, Susana de Castro e Victoria F. F. Xavier.


É com muita alegria que o projeto de extensão Vozes de Mulheres da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o grupo de pesquisa Uma Filósofa por Mês da Universidade Federal de Santa Catarina convida a todes a embarcarem conosco em um diálogo filosófico e histórico com Margaret Cavendish, Maria Firmina dos Reis, Marie de Gournay Le Jars, Nísia Floresta, Trotula de Ruggiero, Sueli Carneiro, Ivone Gebara, Laudelina de Campos Melo, Mãe Stella de Oxóssi e Pagu.


A coletânea Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje é um desdobramento do Podcats Mulheres Intelectuais de Ontem e hoje que após três anos no ar lança sua primeira coletânea transformando em palavras escritas o que vínhamos fazendo de forma oral: divulgando a produção teórica e prática de mulheres filósofas, ativistas, artistas, escritoras e políticas que perpassaram nossa história desde 'ontem' até nossa contemporaneidade, 'hoje'. O livro é dividido em dez capítulos, dez vozes de mulheres, assim como também buscamos retratar em ilustrações seus retratos, trabalho feito pela ilustradora Fátima Ferreira.


A coletânea surge da necessidade em compartilharmos o que encontramos nessa caminhada. Para além de biografias, esse é um trabalho filosófico, conceitual e estético, em que cada capítulo carrega em si uma experiência, afeto, ritmo e movimento sobre vozes de mulheres que influenciam ou que já influenciaram a construção de saberes que constituem nossa realidade e que foram marginalizadas dentro de uma estrutura de conhecimento eurocêntrico, racista e sexista.


Esperamos contribuir para que novas pesquisas sobre essas autoras nasçam e que suas vozes ecoem cada vez mais longe. É hora de falarmos de nós mesmas. E essa é a filosofia dessa coletânea.


LANÇAMENTO PELO CANAL DO YOUTUBE AS PENSADORAS: Dia 29/11 as 19h https://www.youtube.com/watch?v=IDYxqrzCl9g



43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page