Live 26/08 às 18h30: Nise da Silveira e a Filosofia na Borda do Abismo

Nise da Silveira é tema da Live de agosto do projeto Uma Filósofa por Mês!


https://www.youtube.com/watch?v=W_uCQ_wEip4


O título da Live “Nise da Silveira e a filosofia na borda do abismo” remete a uma famosa frase dita por Nise: “Eu sou uma pessoa curiosa do abismo. Embora tenha a consciência de que o abismo é tão profundo, que eu apenas passo nas bordas”. Quais ideias filosóficas Nise utilizava para encarar esse abismo? Nosso objetivo nesta Live é trazer um aporte introdutório e biográfico sobre Nise e abordar alguns fundamentos filosóficos da sua prática psiquiátrica.





O convidado da Live é Pedro Rhavel, doutorando em Filosofia pelo PPGF e professor de filosofia da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (substituto). Ele pesquisa história das mulheres filósofas.


Sua apresentação é intitulada “Uma ontologia da loucura em Nise da Silveira”, e assim resumida: “A obra da Nise que pretendo comunicar são as Cartas as Spinoza onde ela expõe filosoficamente sua tese da natureza do psiquismo, afeto e loucura. Apesar de partir de Spinoza, ela desenvolve suas próprias teses e se apropria do veículo epistolar comum dos séculos XVII e XVIII na filosofia. Demonstra uma intimidade com a filosofia spinozista ainda que o faça uma crítica. Chega à conclusão que a loucura é um afeto que cinde a psiquê através de um trauma profundo. Não seria isto uma definição, ou seja, uma ontologia própria da loucura?”


Também participarão da Live Kariane Marques e Camila Kulkamp, doutorandas em Filosofia no PPGFIL-UFSC e integrantes do projeto Uma Filósofa por Mês. E Janyne Sattler, coordenadora do projeto.


26/08 às 18h30: https://www.youtube.com/watch?v=W_uCQ_wEip4

41 visualizações

Posts recentes

Ver tudo