top of page

Live no Instagram: Feminismo ético em Drucilla Cornell

Na próxima terça, dia 4 de agosto de 2020, 18h, Carla Rodrigues convida Maria Walkiria Cabral para uma conversa no instagram sobre a filósofa Drucilla Cornell. A live abordará o tema dos feminismos e a condição ética. A atitude ética supõe responsabilidade de não apropriação do Outro em qualquer sistema de significado. Nesse sentido, o feminismo ético deve estar atento a uma não correspondência à determinação do feminino pela sociedade patriarcal, para não correr o risco do silenciamento das experiências das mulheres que o deveriam compor. Para isso, vamos mostrar brevemente como a filósofa irá trabalhar as ideias de feminismos, da aliança feminista e feminismo transnacional ao longo de suas obras.

Drucilla Cornell é uma filósofa estadunidense, com formação jurídica (J.D.), professora emérita na Rutgers University, New Jersey, e Professora Extraordinária na University of Pretoria na África do Sul. Desde 2003, Drucilla trabalha com o uBuntu Project, na África do Sul, no qual envolve pesquisa sobre valores indígenas/povos originários com advocacy pela causa. De 2007 a 2010, ocupou a Presidência da Fundação Nacional de Pesquisa em valores indígenas, o direito costumeiro e a jurisprudência da dignidade para a Corte Constitucional.

Seus maiores trabalhos estão na área da Filosofia Feminista do Direito, principalmente após seu projeto na África do Sul, quando se dedicou a pensar a Jurisprudência da Corte Constitucional sob influência do princípio do uBuntu.

Carla Rodrigues é professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj Maria Walkiria Cabral é professora de Ética e Direitos Humanos do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


106 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page