top of page

Live: Nísia Floresta e a educação para a emancipação - dia 22/10 às 18h30

O Projeto Uma Filósofa por Mês chama para uma conversa sobre filosofia, educação e política em Nísia Floresta.


O centro do debate é a obra Opúsculo Humanitário, publicada em 1853, fundamental para a compreensão do pensamento pedagógico de Nísia Floresta.


Trata-se de pensar aí em sua proposta de educação como projeto político, sobretudo desde a perspectiva das mulheres e para a sua consituição como cidadãs do nosso país, cuja emancipação exige abandonar o lugar de sujeição doméstica em todos os seus aspectos, e reivindicar para isso uma reforma do sistema educacional que seja voltada à inclusão da instrução e do aperfeiçoamento das faculdades morais das mulheres.


Que tais temáticas incidam ainda hoje sobre nossa educação brasileira não parece constituir uma mera coincidência.





Participam dessa conversa:


Maurício Rasia Cossio, doutorando do PPGFIL/UFSC, integrante do Projeto Uma Filósofa por Mês vinculado ao Grupo Germina (Grupo de estudos em reflexão moral interdisciplinar e narratividade), professor de Filosofia na EEB Prof. Aníbal Nunes Pires, guitarrista de punk rock e filho da dona Jaqueline.


Vinicius Arion, doutorando do PPGFIL/UFSC, integrante do Projeto Uma Filósofa por Mês vinculado ao Grupo Germina (Grupo de estudos em reflexão moral interdisciplinar e narratividade) e professor de Filosofia da rede púbica estadual de Santa Catarina, na EEB Prof. Aníbal Nunes Pires.


E Janyne Sattler, professora do Departamento e do PPGFIL da UFSC, e coordenadora do Projeto Uma Filósofa por Mês.


Amanhâ, dia 22 de outubro às 18h30 no canal do Projeto:


28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page