top of page

Live: Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí: discutindo as implicações da filosofia ocidental - 27/10 às 18h30

Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí é nossa filósofa do mês de outubro.


Ela é professora da Stony Brook University, no estado de New York, nos EUA. Ela é epistemóloga e socióloga nigeriana de origem iorubá e é também referência nos estudos sobre filosofia africana, decolonialidade, perspectivas africanas e estudos de gênero.


Sua obra "A invenção das mulheres. Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero", recém traduzido para o português, é o ensejo para nossas reflexões em torno do caráter ocidentocêntrico de nossa filosofia acadêmica brasileira.

"Pesquisa, ensino e aprendizagem em instituições acadêmicas não são negócios práticos inócuos", diz a autora, e isso pode significar uma chamada à responsabilização de nosso cotidiano pedagógico e docente.



Para falar sobre estas implicações da filosofia ocidental em nossas práticas institucionalizadas, convidamos Adriana Delbó Lopes e Aline Matos da Rocha.


Adriana Delbó Lopes é Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Goiás. É membro do GT Filosofia e Gênero da Anpof.


Aline Matos da Rocha é graduada em filosofia com habilitação em licenciatura e bacharel pela Universidade de Brasília - UnB (2015), mestrado em filosofia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2018). É doutoranda em filosofia no Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília - UnB, na área de ontologias contemporâneas. Integra o NEFA: Núcleo de Estudos de Filosofia Africana - Exu do Absurdo (UnB).


Participam ainda desta conversa, Ingrid Mathilde Meurer e Janyne Sattler, integrantes do Projeto Uma Filósofa por Mês, e autoras, junto de Vinícius de Oliveira, da bio-bibliografia sobre Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí no blog do Projeto:



Ilustração: Shayenne Bruna Alves

64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page