top of page

Live: Trotula de Ruggiero - Tradução, historiografia e filosofia da medicina - hoje 28/04 às 18h00

Live de Abril do Projeto Uma Filósofa por Mês, dia 28/04 às 18h00:


A filósofa Trotula de Ruggiero viveu em Salerno, no sul da Itália, entre os séculos XI e XII. Médica e mestra da Escola Médica de Salerno, escreveu três importantes tratados dedicados aos cuidados da saúde feminina os quais foram de grande importância para a área de ginecologia e obstetrícia medieval sobretudo no contexto de uma compreensão orgânica da corporeidade e da medicina, avessa aos desdobramentos dualistas e hierárquicos desenvolvidos posteriormente, na modernidade.



Convidamos para esta live as organizadoras da tradução, a partir do latim, da obra Sobre as Doenças das Mulheres, Karine Simoni e Luciana Calado Deplagne, que está disponível gratuitamente para leitura neste site: https://drive.google.com/file/d/16O4Y...


Karine Simoni é Graduada em História e Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Graduada em Letras Italiano e Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e na Pós-graduação em Ciência da Literatura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019/2020). É professora Associada I do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Graduação em Letras-Italiano e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução.


Luciana Eleonora Calado Deplagne é Professora Associada I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB, possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), com estágio doutoral (com Bolsa da CAPES) na Université Blaise-Pascal, em Clermont-Ferrand, na França (2003-2004), e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2015-2016), com Bolsa Senior da CAPES). Dentre as publicações, destaca-se a tradução da obra medieval "La Cité des Dames", de Christine de Pizan, publicada em 2012, pela Editora Mulheres.


Participam também desta conversa Maurício Rasia Cossio, membro do Projeto e autor das reflexões sobre Trotula disponíveis em nosso blog:


E Janyne Sattler, coordenadora do Projeto Uma Filósofa por Mês.

48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page