top of page

Marilena Chaui by/por Tessa Lacerda: Brazilian Women Philosophers / Filósofas Brasileiras



Conheça mais sobre a filósofa Marilena Chaui com a filósofa Tessa Lacerda.


Marilena Chaui é uma das mais importantes filósofas brasileiras. Seu trabalho é nacional e internacionalmente reconhecido. Professora emérita da FFLCH – USP, Marilena Chaui é Doutora Honoris Causa da Universidade de Brasília (2018), da Universidade Federal de Sergipe (2008), da Universidade Nacional de San Juan, Argentina (2004), da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina (2004), e da Universidade Paris 8, França (2003). Em 1966, entrou na pós graduação recém criada, tendo defendido a dissertação de mestrado “Merleau-Ponty e a crítica do humanismo” em 1967. Entre 1967 e 1969 fez parte de seu doutorado na França, e defendeu a tese sobre Espinosa no Brasil sob a orientação da primeira professora do DF-USP, Gilda de Mello e Souza. É autora da coleção Escritos de Marilena Chaui, que já conta com seis títulos: 1. A ideologia da competência; 2. Conformismo e resistência; 3. Contra a servidão voluntária; 4. Em defesa da educação pública, gratuita e democrática; 5. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro; 6. Sobre a violência. Tem mais de 40 livros publicados, dentre estes "A nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa". Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1116101797671415 Tessa Moura Lacerda é professora de Filosofia na Universidade de São Paulo- USP, especialista em Filosofia Moderna, mas estudiosa também de outros temas, como a relação entre história, memória e testemunho (relacionada particularmente com a ditadura civil-militar brasileira de 1964-85); e as questões de gênero pensadas de um ponto de vista filosófico (feminismos, Transfeminismo, teoria queer). É autora de A política da metafísica. Teoria e prática em Leibniz (São Paulo: Humanitas, 2004), As paixões (São Paulo: Martins Fontes, 2013), além de inúmeros artigos, sobretudo, sobre Filosofia Moderna. É editora da revista Cadernos espinosanos. Estudos sobre o Pensamento do Século XVII, da USP, desde 2005. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7497099992134986

A série Brazilian Women Philosophers / Filósofas Brasileiras, promovida pelo projeto internacional Extending New Narratives in Philosophy e pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, é produzida em português com legendas em inglês, visando a acessibilidade do público internacional. Legendas em português também estão disponíveis.


Com curadoria de Carolina Araújo e Carmel Ramos, ambas da UFRJ, a série convida intelectuais a apresentarem a obra das principais filósofas brasileiras. Centrados nos conceitos e argumentos da autora, os vídeos pretendem mostrar a importância da leitura de suas obras e de sua introdução no currículo acadêmico.


78 visualizações
bottom of page