top of page

Minicurso: Epistemologia feminista: Sandra Harding em perspectiva para uma ciência a partir de baixo

Tem novidade na nossa agenda! É o minicurso “Epistemologia feminista: Sandra Harding em perspectiva para uma ciência a partir de baixo”, que acontece nos dias 24 e 31 de julho, das 9h às 11h30.


Os encontros vão discutir a obra mais recente de Sandra Harding, filósofa estadunidense da standpoint theory, que debate as questões de gênero e diversidade, em seus marcadores interseccionais, como fundamentais para pensar a noção de objetividade forte.


A responsável pelo minicurso é Maria Helena Soares. Ela é doutoranda em Filosofia pela UERJ, onde também fez sua graduação e mestrado. Sua dissertação “O problema da objetividade em Gaston Bachelard: um estudo acerca da fenomenotécnica e do realismo científico”, defendida em 2015, recebeu o prêmio Master 2 da Association Internationale Gaston Bachelard em 2020. Atualmente, pesquisa sobre Natureza e objetividade científica a partir das epistemologias históricas e feministas. Realizou estágio de doutorado sanduíche em Paris X Nanterre sobre a naturalização da racionalidade feminina na Modernidade. Participa do grupo de estudos em “Ciência, tecnologia e sociedade” e é editora adjunta da “Revista em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência”. Também participa dos coletivos Noéli e Filósofas na Rede, voltados à produção e divulgação de conhecimento sobre mulheres na filosofia.






218 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page