top of page

Mulheres na Tradição Socrática: Chamada de Trabalhos

Encontro Regional Latino-Americano da International Society for Socratic Studies

Mulheres na Tradição Socrática Rio de Janeiro 26-27 de Outubro de 2023


Polêmicas Intra-Socráticas Buenos Aires 30-31 de Outubro de 2023



A Divisão Latino-Americana da Sociedade Internacional de Estudos Socráticos convida ao envio de trabalhos para o seu Encontro Regional de 2023. Visando a abrangência de temas socráticos, a Conferência tem tópico duplo, um para cada local. Verifique as diretrizes para cada um.


Mulheres na Tradição Socrática


A virtude de homens e mulheres é a mesma: há provas de que o próprio Sócrates sustentou esta tese. Mas o que é que isso significa? Os diferentes Socráticos entenderam-na de forma diferente e as mulheres figuram de várias maneiras nas suas atitudes, narrativas, argumentos e metáforas. Propomos que é tempo de compreender melhor o que está em jogo quando nos aproximamos da posição socrática sobre as mulheres, razão pela qual gostaríamos de receber trabalhos sobre:

(i) Personagens femininas importantes na tradição socrática: Aspásia, Xantipa, Diotima, a esposa de Iscômaco e Teodota são os primeiros nomes que nos vêm à mente, mas não esqueçamos que a tradição socrática oferece diferentes abordagens sobre mulheres míticas como Helena, Alceste e Penélope, e sobre divindades femininas como Atena e Afrodite. Ela também envolveu mulheres na filosofia: Axioteia, Lastênia, Areté, Menexena, Argeia, Teognis, Artemísia, Pantacleia, Lais, Nicarete e (em um conceito amplo de Socratismo) Hipárquia.

(ii) Teses filosóficas sobre mulheres: as mulheres e os homens partilham a mesma natureza? E se sim, segue-se daí que devem realizar as mesmas atividades ou são obrigados a desenvolver esta natureza em ambientes diferentes? As premissas antropológicas básicas (e os preconceitos pessoais), tais como a relação entre corpo e alma, a diferenciação sexual e a distinção entre natureza e cultura desempenham papéis decisivos no compromisso da tradição socrática com teses peculiares sobre o que as mulheres são ou deveriam ser.

(iii) Metáforas femininas para a filosofia socrática: Os socráticos costumam a vestir a filosofia socrática com roupas femininas. Dizem que a filosofia é uma noiva, o filósofo é uma parteira, todos estão grávidos, mas apenas poucos de fato fizeram amor com verdade. O que é que eles pretendem quando fazem isso? Será que as metáforas eróticas incluem e promovem as mulheres ou será que são tentativas de provar que os homens podem destacar-se mesmo nas atividades femininas?


Polêmicas Intra-Socráticas


O círculo socrático foi um grupo curioso reunido em torno da figura enigmática de Sócrates. As suas ideias foram frequentemente inferidas a partir do testemunho de Platão, mas estudos recentes sobre outros pensadores são capazes de produzir pontos de vista mais abrangentes que lançam luz tanto sobre a figura fundadora como sobre as questões que atravessaram as discussões de todo o grupo, razão pela qual gostaríamos de receber trabalhos sobre:


(i) Pontos de vista socráticos sobre Sócrates, tendo em conta as peculiaridades e diferenças de Platão, Xenofonte, Antístenes, os Megáricos, os Cirenaicos e as perspectivas de Ésquines sobre o pensamento e o modo de vida de Sócrates. Podem estas abordagens diversas levar a uma nova avaliação da quaestio socrática?

(ii) Discussões entre os Socráticos sobre questões práticas e teóricas que podem ser inferidas dos textos existentes de Platão, Xenofonte, Antístenes, os Cirenaicos e Ésquines. Em que medida é possível identificar os vestígios destes desacordos no seio do grupo? Podem ela revelar novos traços de passagens dos principais Socráticos?

(iii) Influência das discussões intra-socráticas sobre as filosofias helenísticas, considerando o seu impacto nos pontos de vista cínico, epicurista, estoico e neoplatónico. Qual é o impacto dos diálogos socráticos e das suas principais figuras no pensamento helenístico?


Propostas com 500 palavras para uma apresentação de 20 minutos (seguida de uma discussão de 10 minutos) devem ser enviadas para o respectivo endereço eletrônico até 4 de Março de 2023 em qualquer uma das línguas da ISSS: inglês, espanhol, português, francês, italiano e alemão.



Mulheres na Tradição Socrática: isssregionalrio@gmail.com

Polêmicas Intra-Socráticas: isssregionalba@gmail.com

Representantes Latino-Americanas da ISSS: Claudia Mársico e Carolina Araújo


https://socratessociety.rice.edu/2022/11/29/latin-america-reginal-meeting-cfp/




#redebrasileirademulheresfilosofas

#filosofasOrg

#filosofasbrasil

#mulheresnatradicaosocratica

#isss


34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page