top of page

Nota do GT Filosofia e Gênero da ANPOF:


O GT de Filosofia e Gênero da ANPOF vem se posicionar veementemente contra qualquer ato que coloque em risco conquistas democráticas, como a tentativa antipopular e golpista orquestrada por membros fascistas da população e ex-autoridades que, em nome da “liberdade de expressão”, tem disparado constantes ameaças contra as instituições republicanas e, por último, não se conformam em reconhecer sua derrota política e a decisão popular de eleger o atual governo. Referimo-nos, especialmente, à destruição de símbolos (materiais e imateriais) da nossa democracia criminosamente executada no dia 08.01, em Brasília. Tais ações, orquestradas desde o Golpe contra a Presidenta Dilma, cujo caráter misógino não podemos deixar de lembrar, culminaram, no dia 08 de janeiro, na tentativa de golpe, diretamente contra a base do Estado Democrático de Direito, os Três Poderes da República, violentamente invadidos, real e simbolicamente capitaneados por um lapso de tempo, por forças alimentadas pelo colonialismo, o ultraconservadorismo e o patriarcado bélico.

Questionamos a imobilidade da polícia militar, do Exército Brasileiro e, em especial, do Batalhão da Guarda Presidencial, que não foram capazes de manter a ordem e assegurar a preservação do patrimônio público, e consideramos necessária e urgente uma investigação abrangente e a punição dos responsáveis, sem anistia.


Nós, deste GT, repudiamos estes e quaisquer outros atos que visem a atacar as decisões populares democraticamente conquistadas. Ainda que, ao que parece, apenas parte da população esteja empenhada em fundar, preservar e alargar os espaços democráticos, recordamos que esses espaços, por serem públicos, são os únicos que possuem o potencial para todxs serem bem-vindxs. E se essa é a condição, por excelência, da vida política, ela precisa a todo custo ser energicamente preservada.


GT de Filosofia e Gênero da ANPOF, 19/01.


#semanistia #gtfilosofiaegenero #redebrasileirademulheresfilosofas #filosofia #democracia #

15 visualizações
bottom of page