top of page

Novo verbete: Drucilla Cornell


Neste último verbete que lançamos em 2021, Maria Walkíria Cabral escreve sobre Drucilla Cornell, uma filósofa, advogada e ativista, nascida em 1950, com uma importante atuação nos movimentos e sindicatos de mulheres nos Estados Unidos. Cornell realiza pesquisas no âmbito das discussões sobre Ética, feminismo e jurisprudência constitucional.

Neste verbete, Cabral apresenta alguns dos temas e conceitos trabalhados pela jusfilósofa, como o Feminismo, trabalhando a desconstrução derridiana pelo que ela vai chamar de “filosofia do limite”, alcançando a ética do Ubuntu até o desenvolvimento do ideal revolucionário – inspirada por Rosa Luxemburgo e outras –, tudo isso passando pelo Direito, pelas discussões sobre jurisprudência e pela Filosofia Política.

Para a jusfilósofa, o feminismo envolve gesto apotropaico, um ritual contra o apagamento incessante da diversificação e da diferenciação do feminino dentro da distinção sexual e das representações culturais. A sua ideia de feminismo ético também alcança o debate com a filosofia africana que, sob a leitura de Drucilla Cornell, é capaz de desconstruir os fundamentos do sistema jurídico de uma sociedade, promovendo uma virada nas posições da jurisprudência e, consequentemente, na construção do mundo de maneira mais justa.


Leia o verbete acessando o link abaixo!


https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/drucilla-cornell/

70 visualizações
bottom of page