top of page

O papel da filosofia nos estudos sobre as mulheres: a experiência do NEIM

Atualizado: 22 de jun. de 2020

Considero esta live fundamental para aproximar as filósofas que trabalham e se interessam por questões de gênero, feminismo e demais estudos relacionados às mulheres do NEIM, o núcleo de estudos interdisciplinares sobre a mulher mais antigo do Brasil, fundado em 1983.


Cecília Sardenberg falará sobre a a história da formação do NEIM, sua relação com a pós-graduação e o bacharelado em gênero e diversidade da UFBA, bem como sobre a importância teórica e prática do NEIM para os movimentos feministas hoje no Brasil.

Maíra Kubík falará sobre o papel da filosofia no estudo sobre as mulheres.

Por fim, procuraremos conversar a partir das perguntas feitas pelo público.


Sobre as convidadas:

Cecília Sardenberg é uma das fundadoras do NEIM é doutora em Antropologia Social pela Boston University. Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia atuando na graduação do Curso de Ciências Sociais, PPGNEIM e PPG-Antropologia). Área de atuação: Antropologia (Gênero e Epistemologia Feminista, Gênero e Desenvolvimento, Gênero e Mundo do Trabalho).


Maíra Kubik é a atual coordenadora do NEIM, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela PUC-SP e pós graduação em Gênero e Comunicação pelo Instituto de Periodismo José Martí, de Havana, Cuba. É mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, na linha de pesquisa de Estudos de Gênero, com doutorado sanduíche na Université Paris 7 – Diderot. É professora adjunta da área de Teorias Feministas, do Bacharelado em Gênero e Diversidade da FFCH/UFBA e pesquisadora do NEIM, na linha de Gênero e Poder, e do NEILS/PUC-SP. Áreas de atuação: teorias feministas, participação e representação política das mulheres.

A live será transmitida no dia 23/06 às 16h na página do facebook da Rede. Acompanhe pelo link: https://bit.ly/2NkECEF



184 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page