top of page

Pequenos Ensaios sobre Grandes Filósofas

Acaba de ser lançada, em e-book para download gratuito, a coletânea Pequenos Ensaios sobre Grandes Filósofas. Aprenda mais sobre Persuasão em Aspásia de Mileto, Maternidade em Margery Kemp, Experiência Mística em Teresa D'Ávila, Escrita em Marie de Gournay, Melancolia em Elisabeth da Boêmia, Beleza em Mary Wollstonecraft, Filosofia de Educação em Nizia Floresta, Inconsciente em Lélia Gonzalez, Liberdade em Angela Davis e Emoção em Christine Tappolet.





"Pequenos ensaios sobre Grandes Filósofas nada tem de pequeno. É um livro grandioso porque corajoso, irreverente, capaz de abrir caminhos e fazê-los se multiplicar. É preciso coragem e irreverência para desafiar a historiografia sexista que desapareceu com as mulheres da história da filosofia pelo simples fato de serem mulheres. É o que este livro faz: engaja-se em recuperar, com análises aprofundadas, o pensamento de filósofas da Antiguidade, da Idade Média, da Modernidade e da Contemporaneidade, que desafiaram as normas sociais e filosóficas de suas épocas e ousaram pensar. Recontar a história do passado para compreender melhor o presente e projetar outros futuros, eis a grande contribuição deste Pequenos ensaios sobre grandes filósofas".

Yara Frateschi

Professora Livre Docente de Ética e Filosofia Política da UNICAMP


Pequenos Ensaios sobre Grandes Filósofas conta com contribuições de Carmel da Silva Ramos, Cinelli Tardioli Mesquita, Eugênia Ribeiro Teles, Fernanda Cardoso Nunes, Graziela Rinaldi da Rosa, Juliana de Moraes Monteiro, Maria Graciele de Lima, Raquel Wachtler Pandolfo, Sarah Bonfim e Thaís Rodrigues de Souza. Foi organizado por Carolina Araújo, Luciana Deplagne e Maria Simone Marinho Nogueira e conta com as ilustrações de Matheus Dantas de Medeiros.


Comece a ler agora gratuitamente: https://zenodo.org/records/11583698


53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page