Prêmio Filósofas Doutorado: Menção Honrosa para Mariana Kuhn de Oliveira (PPGF-UFRGS)

A tese "Além da legitimidade: as condições da estabilidade do corpo político frente à ameaça das emoções disruptivas" de Mariana Kuhn de Oliveira, orientada pelo Prof. Dr. Paulo Baptista Caruso MacDonald, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acaba de receber a Menção Honrosa da Categoria Doutorado do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico 2020.




Confira alguns dos pareceres recebidos por esse trabalho:


"A capacidade revelada pela autora de fazer uso de concepções filosóficas temporalmente

distantes e aparentemente díspares para formular e discutir um problema filosófico e propor para ele uma solução em primeira pessoa, da maneira clara e rigorosa como o faz, é notável".

Luiz Henrique Lopes dos Santos (USP/UFRJ)


"Tanto no que diz respeito à seleção e à exposição dos argumentos no universo de cada autor, quanto às idas e vindas entre textos de autores distintos, a organização textual e as discussões conceituais empreendidas são notáveis pela consistência e pela capacidade de esclarecimento aos possíveis leitores.Em especial, a conexão entre clássicos e contemporâneos reaviva a potência da filosofia em sua história, pois torna evidente a presença das reflexões de peso do passado em vertentes de pensamento relevantes no

presente".

Débora Morato (UFSCAR)


"Um dos traços originais da tese é o recurso a autores distantes no tempo, articulando as doutrinas de Rawls e de Hobbes em vista de apontar soluções para um problema central da filosofia política moderna e contemporânea que, para além da questão da legitimidade e da justificação racional do poder, deve considerar a ingerência dos afetos humanos na vida política".

Maria das Graças de Souza (USP)


Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico: reconhecimento ao trabalho das mulheres na filosofia.


#redebrasileirademulheresfilosofas

#filosofasorg

#filosofasbrasil

#premiofilosofas

#anpof

#marianaoliveira

#ppgfufrgs

35 visualizações