top of page

Prêmio Filósofas Destaque Acadêmico em Doutorado vai para Cassiana Lopes Stephan (PPGF-UFPR)

A tese "Amor pelo avesso: de Afrodite a Medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos" de Cassiana Stephan, orientada pelo Prof. Dr. André Duarte e co-orientada pela Profa. Dra. Inara Zanuzzi, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná acaba de receber o Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico 2020, Categoria Doutorado.




Confira alguns dos pareceres recebidos por esse trabalho:


"O resultado, em forma de beleza, de sabedoria, de verdade, de um trabalho sem dúvida grandioso. Teoria finamente elaborada, rigorosamente fundamentada, é reflexão densa, aguda, profunda, exercício e sobretudo prática de uma filosofia muito particular".

Izilda Johanson (UNIFESP)


"A ambiciosa tese doutoral de Cassiana Stephan apresenta como principal virtude o objetivo de lidar com um denso problema filosófico a partir de múltiplas perspectivas. Portanto, não se trata de um mero estudo exegético, restrito a reconstruir o pensamento de um(a) autor(a)—seu trabalho traz, pois, uma lufada de ar fresco no cenário acadêmico brasileiro".

Giovanni Rolla (UFBA)


"Se o percurso é ambicioso na medida em que mobiliza referências temporalmente afastadas, Cassiana mostra que sua análise foucaultiana a permite preservar certa unidade temática e a estender suas ferramentas filosóficas da antiguidade clássica para a contemporaneidade, bem como transpor o contorno dos textos propriamente filosóficos para a literatura e para o cinema".

Ana Rieger Schmidt (UFRGS)


Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico: reconhecimento ao trabalho das mulheres na filosofia.


113 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page